Oito homens são condenados a prisão por roubo de obra de Banksy

Os fatos ocorreram em 26 de janeiro de 2019. Três homens mascarados cortaram as dobradiças com ferramentas elétricas acionadas por um gerador e, em menos de 10 minutos, saíram com a obra

A justiça francesa condenou nesta quinta-feira, 23, oito homens a até dois anos de prisão pelo roubo em 2019 de uma obra de Banksy que homenageou as vítimas dos ataques jihadistas de novembro de 2015 em Paris. A imagem de uma jovem triste ficava na porta da casa de shows Bataclan, um dos locais do ataque.

Um dos três indivíduos que admitiram o roubo foi condenado a quatro anos de prisão e os outros dois a três anos de prisão. Os três homens, que têm cerca de 30 anos, poderão cumprir a pena com tornozeleira eletrônica.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Outro homem de 41 anos, que a acusação considerou como mandante, foi condenado a três anos de prisão e mais 20 meses de uso de tornozeleira eletrônica, por esconder a porta.

Os fatos ocorreram em 26 de janeiro de 2019. Três homens mascarados cortaram as dobradiças com ferramentas elétricas acionadas por um gerador e, em menos de 10 minutos, saíram com a obra. Os investigadores conseguiram encontrar a porta em uma fazenda em Sant'Omero, no centro da Itália, em 10 de junho de 2020.

A justiça impôs 10 meses de prisão a três homens por participarem do transporte da obra. O único italiano julgado - os restantes são franceses - foi condenado a seis meses de prisão com pena suspensa por guardar o Banksy em um hotel na Itália.

Colunistas sempre disponíveis e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Escute o podcast clicando aqui.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vidaearte banksy obra de banksy arte artes visuais processo judicial

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar