Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Paul McCartney: ex-Beatle completa 80 anos; relembre sucessos

Com 80 anos de vida e mais de 60 de carreira, relembre trajetória e sucessos do ex-Beatle Paul McCartney

O cantor Paul McCartney completa 80 anos de idade neste sábado, 18, e só de carreira são mais de 60 anos. O nome dele ficou marcado na música mundial como integrante da banda The Beatles, da qual ele faz parte da composição de clássicos como "Yesterday""Hey Jude".

Nascido em Liverpool, na Inglaterra, McCartney conheceu o sucesso muito jovem. Com apenas 21 anos, ele já era uma das vozes mais ouvidas nas rádios com a música "Love Me Do". Apesar disso, ele teve que enfrentar algumas dificuldades como a morte precoce da mãe, além de ter vindo de uma origem humilde. O baixista e co-vocalista era um dos principais compositores dos Beatles ao lado de John Lennon. A banda contava ainda com George Harrison e Ringo Starr.

Mesmo com o fim dos Beatles, em 1970 — separação que causou um grande abalo emocional no cantor —, ele permaneceu ativo na música e se lançou na carreira solo com o álbum "McCARTNEY" no mesmo ano, composto quando ainda era um integrante da banda inglesa.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Carreira solo de Paul McCartney:

O fim dos Beatles foi frustrante para Paul McCartney que, com a ajuda de sua esposa Linda McCartney, logo embarcou na carreira solo, sendo cinco vezes mais longa que o tempo de atividade dos Beatles entre 1960 e 1970.

Os primeiros álbuns foram "McCartney" (1970) e "Ram" (1971), o primeiro composto quando ainda estava nos Beatles. Além disso, ele chegou a integrar a banda Wings, que existiu durante quase uma década. Na época, o grupo, formado por Linda, Denny Seiwell e Denny Laine, lançou sete discos.

De volta à carreira solo, ele lançou mais 14 álbuns, além de alguns trabalhos clássicos, em duo com Youth — no duo The Fireman — ou voltado para trilha sonoras de produções audiovisuais. "Live and Let Die", de Com 007 Vive e Deixe Morrer (1973) é um dos maiores clássicos.

Seu lançamento mais recente foi em 2020 com o álbum “McCartney III”, uma continuação de discos como “McCartney” (1970) e “McCartney II” (1980).

Maiores sucessos de Paul McCartney no Brasil:

  1. Day tripper - John Lennon/Paul McCartney
  2. Come together - John Lennon/Paul McCartney
  3. Hey Jude - John Lennon/Paul McCartney
  4. Help - John Lennon/Paul McCartney
  5. Yesterday - John Lennon/Paul McCartney
  6. Let it be - John Lennon/Paul McCartney
  7. A hard day's night - John Lennon/Paul McCartney
  8. All my loving - John Lennon/Paul McCartney
  9. I want to hold your hand - John Lennon/Paul McCartney
  10. Ticket to ride - John Lennon/Paul McCartney

*Com informações do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad)*

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar