Globo muda grade das manhãs para acompanhar nova "dinâmica" da audiência

Emissora estreia, em 4 de julho, renovação na grade das manhãs. Entre as novidades, estão mudanças de horários e de apresentadores nos programas "Mais Você", "Encontro" e "É de Casa"

A Globo renova sua programação matinal em canal aberto de televisão. A partir desta segunda-feira, 4 de julho, o programa “Encontro” passa a ser comandado por Patrícia Poeta e Manoel Soares. O matutino vai ao ar às 9h30min, de segunda a sexta-feira, após o jornalístico “Bom dia, Brasil”. Depois de dez anos no matutino, a jornalista Fátima Bernardes deve apresentar o reality show musical “The Voice Brasil”. Já Ana Maria Braga apresentará o “Mais Você” às 10h35min, de segunda a sexta-feira, logo depois do “Encontro”.

Exibido nas manhãs de sábado, o “É de Casa” terá o comando de Talitha Morete, veterana do matinal; Maria Beltrão, que migra da GloboNews para o entretenimento; Thiago Oliveira, repórter do núcleo de variedades da emissora com experiência no esporte e nos programas matinais; e Rita Batista, que também atuou como repórter da grade diurna da Globo e atua na televisão baiana e no rádio há décadas. A nova fase do sabatino, com esse time de apresentadores, inicia dia 9 de julho.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A mudança ocorre mesmo com a atual programação matinal resultando na melhor audiência dos últimos cinco anos. Cerca de 40 milhões de pessoas assistem à TV Globo diariamente na faixa das manhãs, segundo Amauri Soares, diretor da TV Globo e afiliadas.

“Por que fazer isso? Estamos atentos às mudanças da sociedade nesses últimos dois anos (de pandemia da Covid-19)”, explicou Amauri, na coletiva de imprensa “Super Manhãs da Globo”, nesta segunda-feira, 27, em São Paulo, com a presença do O POVO.

De acordo com o diretor, o mundo vive um momento de “tendências aceleradas e criação de novas tendências”. Ele destaca: “Estamos aperfeiçoando essa entrega, com nosso permanente trabalho de sintonia com a sociedade brasileira”.

A renovação, segundo Amauri, está alicerçada em pesquisas exclusivas da emissora, realizadas de uma a duas vezes por ano, com a análise do cotidiano dentro das diversas casas brasileiras. “Temos um País que sai da pandemia com desemprego massivo. Isso impacta a casa. Temos lares multigeracionais. A grade muda para acompanhar a dinâmica da sociedade. Mantemos contato com esse Brasil diverso, imenso, com todas as Capitais e Regiões Metropolitanas. Tudo mudou muito depressa”.

Também presente no evento, Mariano Boni, diretor de variedades da emissora, disse: “Estamos 20 horas ao vivo por semana, oferecendo na TV aberta, de graça, informação com verdade”.

Boni ainda abordou o contexto social e político do País, enfatizando que os programas de variedades também devem falar de preços altos da gasolina, golpes, revolução digital, finanças domésticas e mais possibilidades de temas em abordagens leves. "É uma ferramenta para que as pessoas possam, todos os dias, ligarem a TV. Em qualquer tela, do tamanho que for, tem conteúdos dos mais variados tipos".

Super Manhãs

O evento “Super Manhãs” aconteceu no Gexperience, espaço da Globo no shopping Market Place, localizado na Vila Cordeiro. Na ocasião, além de Amauri Soares, estavam presentes: Ana Maria Braga (Mais Você); Patrícia Poeta e Manoel Soares (Encontro); Maria Beltrão, Rita Batista, Thalita Morete e Thiago Oliveira (É de Casa); e Mariano Boni, diretor de variedades da Globo.

Tanto diretores quanto apresentadores exaltaram, durante o evento, a relevância da programação matinal para o cotidiano dos brasileiros. Os conteúdos, segundo comunicadores e programadores, mesclam jornalismo e entretenimento, factual e análises, serviços, atualidades e diversidade, em formato leve e divertido.

“A manhã faz uma diferença muito grande, pois ninguém é o mesmo o dia inteiro. Vamos entrar num momento que as pessoas estão começando o dia. Temos o compromisso de deixar o dia mais feliz”, avalia o jornalista, escritor e ativista social Manoel Soares, do “Encontro”.

Patrícia Poeta está “animada pelo novo desafio aos 45 anos”. Também apresentadora do “Encontro”, a jornalista frisa a mistura de “jornalismo e entretenimento” nos programas matinais da Globo.

Referenciada como “o sol das nossas manhãs” pelo diretor Amauri Soares, Ana Maria Braga ganhou diversos elogios de seus colegas durante a coletiva. No evento, havia uma atmosfera de respeito mútuo pela apresentadora, que completa mais de duas décadas à frente do programa “Mais Você”. Ana, inclusive, respondeu se manterá seu famoso bordão “Acorda, menina!”, agora com o novo horário.

Para Maria Beltrão, Ana Maria “é a maior comunicadora do País”. Após 25 anos de GloboNews, a jornalista também expressou sobre a mudança para o “É de Casa”: “Com 50 anos de vida, em meio a menopausa, me vejo rejuvenescida”. Ela ainda brincou sobre o misto de sentimentos: está animada, mas, com o nervosismo, tem pesadelos há um mês. “Quero levar amor, leveza, esperança, como tento no jornalismo. Aqui também será assim”.

Thiago Oliveira, que se definiu como “um consumidor da Globo e da televisão brasileira”, celebrou: “Aprendi muito com o esporte, mas sempre sonhei em estar no entretenimento”. Estar nas manhãs, segundo o jornalista, significa “abrir portas e criar esperanças, dar sorriso para a família brasileira”. Sobre a parceria com Maria Beltrão, Rita Batista e Talitha Morete, disse: “É uma honra estar ao lado de três grandes mulheres”.

No “É de Casa” desde dezembro de 2020, Talitha Morete lembrou do início de sua trajetória como repórter, há quase dez anos, em contato direto com o público. “Na rua, ganhei maturidade, jogo de cintura”. Essa versatilidade, segundo Talitha, resulta num programa plural. “Sonhei em ser apresentadora e lutei muito para isso. Estou aqui nessa vida como comunicadora, para ouvir as pessoas e aprender”.

Rita Batista completou: “Cresci assistindo, em Salvador, na Bahia, a TV Globo, assim como 100 mil pessoas fazem a cada minuto. Gosto de fazer tudo ao mesmo tempo”. A jornalista ressaltou a felicidade de estar no comando do “É de Casa” e o compromisso com o público na televisão brasileira. “Estou apreensiva, nervosa, mas com muita vontade”.

Amauri Soares destacou que essas “trajetórias diferentes se complementam”. “É um privilégio para um programador de comunicação ter esse time”.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

manhãs globo programação horário emissora mais você encontro é de casa ana maria braga amauri soares mariano boni talitha morete fátima bernardes rita batista maria beltrão manoel soares patricia poeta thiago oliveira tv globo vida e arte o povo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar