Mestre da Guitarrada, paraense Aldo Sena faz show em Fortaleza

Sena sobe ao palco na festa "Carretera Treme", na próxima sexta-feira, 3, ao lado dos Descendentes da Índia Piaba

Um dos maiores nomes do ritmo paraense guitarrada, o músico Aldo Sena desembarca em Fortaleza para show com a banda cearense Descendentes da Índia Piaba. O encontro acontece na festa “Carretera Treme" e ocorre na próxima sexta-feira, 3, a partir das 21 horas, na casa de show KINGSTON 085, localizada no Centro.

A Carretera Treme promete unir a música regional do norte ao carimbó punk, em uma mistura de ritmos latinos. Regada à cachaça de jambu, a noite ainda conta com a dupla “Brega que pariu”, das djs May (PE) e Indgri (CE), com os cearenses do “Patifaria”, Albano Seletor e Priscilla Delgado, além dos DJs Mari Calop e Canuto Lion.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A promessa é de casa lotada. Já no segundo lote, as entradas estão custando R $40 e podem ser adquiridas por meio da plataforma Eventiza. Esta é a quarta edição do Carretera Tropical, denominada Carretera Treme, a primeira foi realizada em outubro de 2021.

DJ e um dos organizadores da Carretera, Flávio Fonseca, ressalta a adesão do público. “A ideia surgiu de fazer uma festa para o Descendentes tocar, porque estavam parados com a pandemia (...) a primeira edição teve uma ótima adesão do público, fizemos mais duas edições até chegar a esta, do dia 3/6, que será a maior”, destaca.

Conexão Norte-Nordeste e o carimbó punk de Fortal

Quem visita o Norte do Brasil não pode deixar de prestigiar uma roda de carimbó. O ritmo, original do Pará, está no dia-a-dia da população: nas rádios, nos centros da cidades, nas festas juninas e festivais.

Em Fortaleza, aos poucos o carimbó ganha força - e fã clube - em festas e espaços alternativos. “A procura vem aumentando, aumentamos muito os seguidores das redes sociais, por exemplo. A nossa festa traz esse apelo do tradicional, que dentro dos senso comum é visto como músicas mais velhas. Mas ao mesmo tempo o resgate traz muita curiosidade para os mais jovens que frequentam a noite de Fortaleza”, avalia Flávio.

Os frequentadores são desde nortistas radicados em Fortaleza, passando por cearenses que voltaram da Amazônia apaixonados pelo ritmo até jovens que nunca pisaram no Norte, mas foram fisgados pelo gênero musical da terra do boto.

Caldeirão de referências: do tradicional ao contemporâneo

As guitarras distorcidas que compõem o carimbó estilizado da banda Descendentes da Índia Piaba prometem não deixar ninguém parado. A proposta do Carretera é promover um passeio pela parte tropical do globo terrestre, tanto do norte como do nordeste e da própria América Latina como um todo.

Para isso, a setlist terá discotecagem de ritmos tradicionais e também de novos nomes da música popular brasileira. Algumas referências são Mestre Verequete, Mestre Curica, Cupijó, Nazaré Pereira, Dona Onete, Felipe Cordeiro.

Quem é Aldo Sena

Natural de Igarapé-Miri, município do Pará, Aldo Sena faz parte da tríplice essencial da guitarrada paraense, juntamente com Mestre Vieira e Mestre Cuca. Em décadas dedicadas ao ritmo, Sena já levou a música amazônica longe, e já acumula mais de 20 discos ao longo da carreira. O músico já tem diversas passagens por Fortaleza, a mais recente delas em 2017 nos palcos da Maloca Dragão e do aniversário de Fortaleza, no Aterro da Praia de Iracema.

Ingressos disponíveis na plataforma Eventiza

Quando: 03/05, às 21 horas
Onde: KINGSTON 085 (rua José Avelino, 508 - Centro)
Quanto: 2º Lote, ingressos a R$ 40,00 + taxa do site

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar