Diretora de "O Processo" lança documentário sobre "Vaza Jato" em junho

Tratando dos bastidores da cobertura política, documentário "Amigo Secreto", da diretora Maria Augusta Ramos, estreia em 16 de junho nos cinemas

Acompanhar jornalistas empenhados em cobrir a breve trajetória do ex-ministro Sérgio Moro no governo Bolsonaro é o que guia o documentário “Amigo secreto”. A nova produção, dirigida por Maria Augusta Ramos, estreia no próximo mês e pretende tratar de jornalismo, crise política e democracia. A obra estreia em 16 de junho nos cinemas. 

Sérgio Moro tornou-se ministro da Justiça no ano de 2019, menos de um ano após a eleição de Jair Bolsonaro (PL). À época do aceite, o ex-juíz enfrentou a primeira crise da sua gestão, com o vazamento de mensagens trocadas entre ele, procuradores e autoridades da Operação Lava Jato. O caso abalou a credibilidade da investigação, responsável por prender o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, maior adversário político de Bolsonaro. O episódio, que ficou conhecido como "Vaza Jato" gerou crise institucional entre o Poder Legislativo e o Poder Judiciário.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Amigo Secreto” acompanha o grupo de jornalistas Leandro Demori (do The Intercept Brasil), Carla Jimenez, Regiane Oliveira e Marina Rossi (do El País Brasil). O filme é produzido durante os dois anos que seguem após as primeiras publicações sobre o escândalo da Lava Jato. Confira o teaser:

Segundo a produção, o objetivo é “mostrar como uma grande operação de combate à corrupção atuou para fragilizar o sistema de justiça no Brasil, colocando em risco à democracia do País”.

“Amigo Secreto” é uma coprodução Brasil, Alemanha e Holanda. É produzido por Nofoco Filmes, Docmakers, GebroedersBeetz Filmproduktion, coproduzido pela Vitrine Filmes – que assina sua primeira coprodução, além da distribuição do longa-metragem no Brasil.

Quem é Maria Augusta Ramos

Brasiliense, a diretora teve projeção nacional ao dirigir “O processo”, documentário sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Com a produção, Maria Augusta conquistou diversos prêmios, entre eles o de Melhor Longa-Metragem no Festival Visions du Réel, na Suíça, e no Festival IndieLisboa, em Portugal, e o Prêmio Guarani (2019).

Também obteve destaque no Festival de Berlim, na Alemanha, onde conquistou o terceiro lugar na categoria de Melhor Documentário, na escolha do público. Na ocasião, o filme recebeu aplausos de pé sob gritos de “Fora Temer”.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Vaza Jato Sergio Moro Bolsonaro política vida e arte

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar