"O Penta": documentário do Ceará ganha prêmio em festival de cinema

A partir dos olhos de um torcedor comum, o filme narra a história dos cinco primeiros campeonatos estaduais conquistados pelo Ceará Sporting Club

Após disputa com outras 19 produções audiovisuais de diferentes países, o documentário “O Penta”, do Ceará Sporting Club, conquistou o prêmio de melhor curta-metragem na 12ª edição do Festival de Cinema de Futebol - Cinefoot. O troféu foi adquirido por meio de votação popular. A obra foi o único trabalho cearense a concorrer no festival.

O filme tem direção de Israel Branco e, a partir dos olhos de um torcedor comum, narra a história dos cinco primeiros campeonatos estaduais conquistados pelo Ceará Sporting Club entre 1915 e 1919. Com 27 minutos, o documentário reúne historiadores, ex-dirigentes, pesquisadores e até parentes de ex-jogadores do clube. “O Penta” tem produção executiva de Pedro Mapurunga Azevedo e Thiago Eloi, além do Centro Cultural Ceará SC.



O pódio da Mostra Competitiva de Curtas-Metragens do 12º Cinefoot foi completado pelas obras “A Glória É Delas”, que ficou em segundo lugar, e “Moacyr Barbosa”, em terceiro. Além dessa categoria, havia competição na de longas-metragens. O vencedor foi o filme “Em Busca da História do Cruzeiro”, que aborda a história do centenário do Cruzeiro Esporte Clube.

No Cinefoot, também foram distribuídos os prêmios Troféu João Saldanha, destinado ao filme com melhor expressão “das faces humanas, democráticas e libertárias do futebol, e o Prêmio Redação AM. O primeiro foi entregue à produção espanhola “Bola F.C.” e o segundo a Daniel Mollo, da Rádio Mitre (Argentina), pela narração em homenagem a Maradona em partida da Libertadores da América.

Os filmes campeões serão exibidos em sessões extras na plataforma Innsaei.TV até sábado, 11, às 23 horas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Tenha acesso a reportagens especiais. Assine O POVO+ clicando aqui 


Confira os vencedores do 12º Cinefoot


Taça Cinefoot de Melhor Longa-Metragem

1º lugar: “Em Busca da História do Cruzeiro”; Dir. Gustavo Nolasco e André Amparo, Brasil
2º lugar: “O Vice de Ouro”; Dir. Nícollas de Oliveira, Brasil
3º lugar: “Invictos - O Título da Lusa na Copinha de 1991”; Dir. Cristiano Fukuyama e Luiz Nascimento, Brasil.


Taça Cinefoot de Melhor Curta-Metragem:

1º lugar: “O Penta”; Dir. Israel Branco, Brasil.
2º lugar: “A Glória é Delas”; Dir. Yohana Scaranare e Angelo Martins, Brasil
3º lugar: “Moacyr Barbosa”; Dir. Emílio Domingos, Brasil.


Troféu João Saldanha:

“BOLA F.C.”, Dir. Raúl San Roman Otegi, Espanha.


Troféu REDAÇÃO AM:

Daniel Mollo-Rádio Mitre, Argentina.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

cinefoot festival cinema ceará ceará sporting club o penta vida e arte

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar