Academia Brasileira de Letras elege Merval Pereira como presidente

A Academia Brasileira de Letras (ABL) elegeu a diretoria de 2022, que conta com Merval Pereira como presidente e Nélida Piñon como secretária-geral

18:56 | Dez. 02, 2021

Merval Pereira foi eleito o presidente da Academia Brasileira de Letras (foto: Fábio Guimarães / Agência O Globo)

A Academia Brasileira de Letras (ABL) elegeu a diretoria de 2022. A decisão entre os integrantes, que ocorreu em uma sessão híbrida nesta quinta-feira, 2 de dezembro, colocou Merval Pereira no cargo de presidente.

O jornalista é colunista do jornal O Globo e comentarista político da GloboNews. Escreveu livros-reportagens em sua carreira, como “Mensalão, o dia a dia do maior julgamento da história da política do Brasil” (2013), “O Lulismo no Poder” (2010) e “A segunda guerra: sucessão de Geisel” (1979). Ele ocupa a Cadeira 31 da ABL em 2011.

Além dele, Nélida Piñon foi eleita a secretária-geral. A escritora, que está na Academia Brasileira de Letras desde 1989, já escreveu uma dezena de romances, como “Madeira feita de cruz (1963)”, “A doce canção de Caetana” (1987), “Vozes do deserto” (2004) e “Um dia chegarei a Sagres” (2020).

Os outros nomes dos cargos são: Joaquim Falcão como primeiro-secretário; Celso Lafer como segundo-secretário; e Evaldo Cabral de Mello como tesoureiro.

A ABL passou por uma série de mudanças nos últimos meses. O cantor e compositor Gilberto Gil e a atriz Fernanda Montenegro foram eleitos como imortais. Também houve a eleição do médico Paulo Niemeyer Filho e do advogado José Paulo Cavalcanti Filho. Ainda em dezembro, haverá uma outra vaga que será ocupada.

Tenha acesso a reportagens especiais. Assine O POVO+ clicando aqui

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.