Participamos do

De Brandon Lee a Alec Baldwin: relembre outros acidentes em gravações

Os casos recentes de acidentes graves durante as gravações de "Batwoman" e "Rust" chocaram ao mundo; o Vida&Arte relembra outros casos marcantes de acidentes em set de filmagens
10:00 | Out. 22, 2021
Autor Ana Flávia Marques
Foto do autor
Ana Flávia Marques Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Na última quarta, 20 de outubro, Ruby Rose usou as redes sociais para denunciar acidentes e até mesmo mortes durante as gravações da série Batwoman. No dia seguinte, 21, foi informado pelas autoridades estadunidenses que um acidente no set de filmagens de "Rust", longa-metragem estrelado por Alec Baldwin ocasionou em uma morte e uma pessoa ferida. Casos como esses já aconteceram anteriormente e levantam debates sobre a segurança nos estúdios de gravações. Relembre:

1. Duro de Matar

A franquia "Duro de Matar" fez de Bruce Willis um dos atores mais conhecidos do gênero de ação, mas quase custou a ele sua audição. No longa de 1988, Bruce gravou uma cena em que atira debaixo de uma mesa e o som extremamente alto do disparo causou danos auditivos permanentes ao ator, perdendo dois terços da audição do ouvido esquerdo. 

2. O Corvo

Brandon Lee, filho do famoso artista marcial Bruce Lee, teve sua carreira e vida interrompidas durante as filmagens de "O Corvo" (1994). Em determinada cena, o personagem de Lee recebia um tiro, mas a arma utilizada por Michael Masse estava realmente carregada e o ator foi baleado de verdade. Brandon chegou a ser levado para um hospital, mas não resistiu e morreu.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

3. Batman - O Cavaleiro das Trevas

Um dos filmes mais aclamados do Batman, "O Cavaleiro das Trevas" também teve acidente em seu set de gravações. Durante o ensaio de uma cena, o cinegrafista Conway Wickliffe estava dentro de um carro utilizado para as filmagens e acabou colidindo contra uma árvore. O profissional morreu no acidente e o especialista em efeitos especiais do longa, Christopher Corbould, chegou a ser acusado de não garantir a segurança no set, mas foi inocentado por uma corte inglesa em 2011.

4. Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1

Quem dera que os acidentes na vida real pudessem ser curados magicamente com em Harry Potter. Nas gravações do penúltimo filme da saga, o dublê de Harry (Daniel Radcliffe), David Holmes, sofreu um acidente durante uma cena de voo. Ele foi jogado em uma parede, caiu no chão e ficou paralisado do pescoço para baixo..

5. Transformers: O Lado Oculto da Lua

Durante as gravações de "Transformers: O Lado Oculto da Lua" (2011), a figurante Gabriela Cedillo ficou gravemente ferida ao ser atingida por um cabo de aço na cabeça. Ela teve o cérebro operado, mas ficou com sequelas permanentes, como o lado esquerdo do corpo paralisado e o fechamento constante de um olho.

6. Os Mercenários 2

Com muitas lutas e explosões, "Os Mercenários 2" acabou tendo acidentes reais. Na cena em que uma explosão desestabiliza um barco, dois dublês acabaram ficando perto demais e foram atingidos. Kun Liu foi morto e Nuo Sun ficou ferido.

7. Truque de Mestre

O filme marcado pelo ilusionismo acabou confundindo até mesmo a equipe durante as gravações. Na cena em que a personagem de Isla Fisher fica presa em um tanque de água, para que um truque de mágica seja realizado, acabou sofrendo uma falha técnica que quase custou a vida da atriz. Por quase três minutos, Isla ficou presa debaixo d'água, e enquanto se debatia, a produção acreditava que não passa de uma atuação. A atriz acabou sendo retirada antes que se afogasse.

8. Resident Evil: O Capítulo Final

A dublê Olivia Jackson ficou gravemente ferida ao colidir com uma moto contra a estrutura de uma grua. Por dois meses, a atriz ficou em coma induzido para se recuperar de um trauma cerebral. O braço de Olivia acabou ficando paralisado e posteriormente foi amputado.

9. Maze Runner: A Cura Mortal

Dylan O'Brien, que interpretou o protagonista dos filmes de "Maze Runner", acabou ferindo o rosto ao filmar uma cena em que pulava de um carro para o outro. A produção do longa precisou ser adiada por várias semanas, até que o ator se recuperasse.

10. Star Wars - O Despertar da Força

Harrison Ford fez parte dos primeiros filmes de Star Wars, produzidos entre a década de 1970 e 1980. Ao retornar para a franquia, em 2015, o ator mal esperava que sofreria um acidente durante as gravações. Em uma das cenas dentro do set de filmagem da Millenium Falcon, uma porta de metal se fechou sobre o ator, que acabou fraturando a perna. Ele precisou passar por uma cirurgia para colocar uma placa no tornozelo e continuou as filmagens com o membro imobilizado. As gravações chegaram a ser paradas por duas semanas e a produtora do filme também foi multada em 1,9 milhão pelo acidente.

11. Missão Impossível 6

Tom Cruise é conhecido por dispensar o uso de dublês, mas a escolha acabou custando caro para o ator durante as gravações de "Missão Impossível 6". Ao pular contra o parapeito de um prédio, Cruise acabou fraturando o tornozelo e as gravações foram adiadas em nove semanas.

12. Deadpool 2

"Deadpool" tem a proposta de ser um filme mais cômico e descontraído, mas durante as gravações do segundo longa, a equipe entrou em luto com a morte da dublê S.J. Harris. Durante as filmagens, ela fazia acrobacias em sua moto, mas acabou perdendo o controle do veículo e foi arremessada contra a fachada de vidro de um prédio, na cidade de Vancouver, Canadá. Ao cair, ela estava sem capacete.

Colunistas sempre disponíveis e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags