Pobreza Menstrual: veja filmes e documentários que abordam o assunto

Logo depois de virar pauta nacional após veto de Bolsonaro, confira filmes e documentários que abordam e esclarecem a realidade da pobreza menstrual; entre eles, o vencedor do Oscar "Absorvendo o Tabu"

A menstruação, um processo natural que ocorre em todas as pessoas com útero na idade fértil, ainda sofre estigmas e preconceito. A pobreza menstrual era um assunto desconhecido para muitos brasileiros até virar pauta nacional após o veto de Bolsonaro contra a distribuição gratuita de absorventes. 

O termo consiste na falta de acesso a itens básicos de higiene, acarretando problemas que podem levar à morte. Para entender melhor o assunto e seus impactos, O POVO separou alguns documentários e filmes que abordam a questão de forma esclarecedora e real. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

  • Netflix: Absorvendo o Tabu (2018):

Lançado em 2018 e ganhador do Oscar em 2019, em 26 minutos o documentário retrata a vida de mulheres que vivem em um vilarejo rural na Índia e usam panos no lugar de absorventes durante a menstruação. Por não terem a possibilidade de lavar os panos, eles criam um campo de bactérias, que contaminam e levam muitas delas à morte. 

Também é abordado a história de mulheres que produzem absorventes higiênicos de baixo custo em uma nova máquina, lidando com o estigma do tema e caminhando à independência financeira.

  • Netflix: Pad Man (2018)

O filme busca combater a vergonha da menstruação. Lançado em 2018, "Pad Man" (Homem-Absorvente) é baseado na história real de Arunachalam Muruganantham, um homem indiano de família pobre que inventou uma máquina de fabricação de absorventes de baixo custo, ajudando muitas mulheres e revolucionando a saúde pública na Índia.

  • YouTube: Pobreza Menstrual - O Filme (2021)

Lançado em 2021 pela rede "Rural Seeds", o documentário brasileiro está disponível de forma gratuita no YouTube, trazendo a reflexão sobre a falta de acesso a itens básicos e os impactos da pobreza menstrual na vida das pessoas brasileiras que estão inseridas nesta realidade. Para assistir clique aqui ou confira abaixo: 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

pobreza menstrual absorvendo o tabu dignidade menstrual filmes sobre pobreza menstrual documentário pobreza menstrual

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar