PUBLICIDADE
Vida & Arte
Noticia

Vila das Artes promove evento sobre teatro de bonecos nesta semana

As atividades do evento "Com a Palavra o Mestre – Encontro de Bonequeiros" ocorrerão entre terça, 27, e quinta-feira, 29, no canal do Youtube da Vila das Artes

18:15 | 26/07/2021
Gilberto Calungueiro é um dois bonequeiros homenageados no evento da Vila das Artes (Foto: Reprodução/ Instagram @gilberto_calungueiro)
Gilberto Calungueiro é um dois bonequeiros homenageados no evento da Vila das Artes (Foto: Reprodução/ Instagram @gilberto_calungueiro)

Com o objetivo de homenagear os artistas do teatro de bonecos do Ceará, a Vila das Artes realiza o evento “Com a Palavra o Mestre - Encontro de Bonequeiros”. As atividades, divididas em três dias, discutem sobre o trabalho de bonequeiros cearenses.

Os conteúdos serão exibidos no formato de minidocumentários entre terça-feira, 27, e quinta-feira, 29, no canal do Youtube da escola. Após a transmissão da obra audiovisual, haverá conversas ao vivo com profissionais da área.

Leia também | Trajetória de Marielle Franco inspira história em quadrinhos

Amanhã, por exemplo, será abordada a formação do artista a partir das histórias de Carlos Gomide, Chico Bento e Bil Bonequeiro. O evento, que começa às 14h30min, será seguida de uma conversa ao vivo com o ator, diretor e produtor de teatro Andreisson Quintela.

Haverá ainda um diálogo sobre o mercado de bonequeiros. Na quinta-feira, 29, será transmitido um documentário sobre os mestres Vanderley das Laranjeiras, Augusto Oliveira e Gilbero Calungueiro.

Leia também | Fadinhas e Kelvins da ficção: filmes e séries para quem ama skate

A mediadora de todos os dias será a diretora teatral Graça Freitas. “Os vídeos que realizamos e veremos são registros importantíssimos de demonstrações artísticas e processos de 'abertura de mala', em que os mestres têm a oportunidade de falar sobre a própria carreira, modos de produção, dificuldades, etc", explica a profissional em comunicado à imprensa.

Programação completa

terça-feira, 27, às 14h30min
- "A formação do artista bonequeiro”: Minidocumentário sobre os mestres bonequeiros Carlos Gomide, Chico Bento e Bil Bonequeiro. Conversa ao vivo com Andreisson Quintela e mediação de Graça Freitas

quarta-feira, 28, às 14h30min
- "Ações de salvaguarda para o teatro de bonecos tradicional": Minidocumentário sobre os mestres bonequeiros Cherim e Zé Doido (in memoriam). Conversa ao vivo com Izabel Vasconcelos e mediação de Graça Freitas

quinta-feira, 29, às 14h30min
- "Mercado de trabalho para o bonequeiro popular": Minidocumentário sobre os mestres bonequeiros Vanderley das Laranjeiras, Augusto Oliveira e Gilberto Calungueiro. Conversa ao vivo com Omar Rocha e mediação de Graça Freitas

Com a Palavra o Mestre

Quando: de terça-feira, 27, a quinta-feira, 29
Onde: no canal do Youtube da Vila das Artes

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.