PUBLICIDADE
Vida & Arte
Noticia

Dois cearenses estão entre os vencedores do 8º Prêmio Grão de Música

Entre os 15 artistas selecionados na oitava edição do Prêmio Grão de Música, estão os cearenses Abidoral Jamacaru e Cacique Pequena

18:56 | 20/07/2021
Cacique Pequena é uma das artistas contempladas no 8º Prêmio Grão de Música (Foto: Indira Guimarães)
Cacique Pequena é uma das artistas contempladas no 8º Prêmio Grão de Música (Foto: Indira Guimarães)

Dois cearenses foram contemplados na oitava edição do Prêmio Grão de Música, dedicado a valorizar a música popular brasileira. O evento, idealizado pela cantora e compositora Socorro Lira, realiza uma cerimônia virtual e também divulga uma coletânea de canções dos vencedores.

Na lista de 15 selecionados, está a cantora, líder indígena e agricultora Maria de Lourdes da Conceição Alves, chamada de Cacique Pequena. Considerada uma das primeiras caciques mulheres do País, ela lançou o CD “Beleza da Vida” em 2013. Nesta obra, revela os traços culturais do Jenipapo-Kanindé.

Leia também | “É como se dignificasse a nossa carreira”, aponta Aparecida Silvino sobre Prêmio Grão de Música

A cearense, nascida em Aquiraz, recebeu o título de Mestra da Cultura pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) em 2015. Também teve várias outras menções por sua contribuição social e cultural.

Essa é a primeira vez que há a presença indígena na premiação. Ao lado de Cacique Pequena, também está Djuena Tikuna, do Amazonas.

Leia também | Curta com Silvero Pereira estreará em agosto no Festival de Locarno

Outro vencedor foi Abidoral Jamacaru, natural do Crato. Sua obra perpassa ritmos distintos, como o blues, o rock, o forró e o coco. Em suas composições, os temas abordam questões políticas e sociais populares.

Além deles, ainda há entre os vencedores os nomes de Cláudia Simone, Cléber Eduão, Djuena Tikuna, Fernanda de Paula, João Ormond, Lia Sophia, Oliveira de Panelas, Salomão di Pádua e mais.

Leia também | Novo álbum de Luiza Sonza bate recorde de estreia no Spotify

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 23 de novembro em formato on-line. O evento, que ganha transmissão direto do Teatro D, em São Paulo, terá apresentações dos artistas contemplados.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.