Academia de Ecocidadãos: Game promove conscientização ambiental em crianças

Game "Academia de Ecocidadãos", disponível para dispositivos Android, foi feito pelo O POVO para o grupo Marquise com o objetivo de disseminar a conscientização ambiental nas crianças

Promover a conscientização ambiental de uma maneira lúdica para as crianças é um dos principais objetivos do game “Academia de Ecocidadãos”, disponível para dispositivos com sistema operacional Android. O conteúdo foi criado pelo O POVO para o Grupo Marquise.

Dentro do aplicativo, é possível escolher entre três minijogos: “Agente Ecocidadão”, que propõe ao público coletar resíduos enquanto combate inimigos da cidade; “Conexão Sustentável”, em que é possível reunir lixo de um mesmo tipo para descartá-los da maneira correta e ganhar pontos; e “Quiz Ecocidadão”, que testa os conhecimentos sobre cidadania e ecologia.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Com o objetivo de estimular a conscientização socioambiental da população, por meio de ações de educação ambiental para a correta destinação dos resíduos sólidos e a redução da incidência de lixo solto nas ruas, criamos o game ‘Academia de Ecocidadãos’”, explica Vini Fernandes, gerente de Comunicação e Marketing do Grupo Marquise.

Leia também | "Turma da Mônica - Lições": Cascão aparece em novo cartaz

Segundo ela: “o Super Ecocidadão irá auxiliar os jogadores a se capacitarem sobre temas relacionados à sustentabilidade, como coleta seletiva e consequência dos descuidos com o meio ambiente. Investimos muito nessa geração para que essa consciência coletiva de cuidado ao meio ambiente seja plantada desde cedo”.

O processo de modernização das atividades lúdicas do grupo empresarial era pensado há alguns anos, mas a situação foi acelerada com o isolamento social rígido provocado pela pandemia do coronavírus.

“Nós já usávamos, por exemplo quadrinhos e cartas nas ações feitas presencialmente. Então, resolvemos desenvolver atividades similares de forma online e alcançar mais pessoas”, afirma Vini Fernandes. Para isso, o Marquise firmou parceria com O POVO.

Leia também | Prêmio Kindle de Literatura abre inscrições nesta quinta-feira, 15

“Tínhamos que produzir jogos que fossem divertidos e educativos, que promovem impacto social de um jeito sério, mas lúdico. Tinham que ser intensos nas mensagens, mas simples de entender e jogar, ou seja, um pouco de cada coisa”, pontua o desenvolvedor Ítalo Furtado.

Para isso, inspirou-se em três formatos mundialmente famosos, como os jogos “come-come”, de encaixe de peças, e de perguntas e respostas de auditório. “Foi um processo muito denso de adaptação às temáticas colocadas. A dedicação da coleta de lixo, a importância de separar materiais por tipo de lixo e saber os conteúdos acerca do tema foram as nossas principais preocupações”, explica.

O projeto integra o projeto Ecocidadão do grupo, que tem por objetivo conscientizar a população sobre as questões socioambientais. Há, por isso, ações para promover conhecimentos sobre a educação ambiental, a correta destinação dos resíduos sólidos e importância da redução de lixos nas ruas.

Leia também | Na contramão da "folclorização", evento virtual discute cultura popular

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

academia de ecocidadãos games grupo marquise o povo ecocidadania

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar