Curso "Pensamentos travestis na arte contemporânea" segue com inscrições abertas

Na contramão das narrativas de violência, artista e pesquisadora Isadora Ravena propõe atividade formativa, que já tem na turma nomes como Linn da Quebrada

Realizado de forma remota entre os dias 12 e 21 de julho, o curso “Pensamentos travestis na arte contemporânea" segue com inscrições abertas. Ministrada por Isadora Ravena, professora e artista multilinguagem, a formação propõe praticar um mapeamento de diferentes metodologias de criação em arte produzidas por artistas travestis.

Linguagens como audiovisual, teatro, performance, literatura e música estarão presentes na formação e a intenção é pensar em como artistas travestis estão testando os limites das próprias linguagens artísticas e expandindo os conhecimentos em diferentes abordagens. O curso é ofertado em parceria com o Lux Espaço de Arte, de São Paulo, e tem como investimento o valor de R$ 250.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Como evitar a reencenação da violência? Como partir da violência para imaginar novas histórias, novas realidades, novos mundos? São questões pertinentes e presentes nas aulas do curso. “É um jogo de criação a partir da violência, mas que não pode encerrar-se nela”, afirma Isadora Ravena, graduada em teatro e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Arte da Universidade Federal do Ceará.

Leia também | Paulo Vieira questiona visões gordofóbicas: "O gordo não beija, não transa"

Para Ravena, além de ressaltar a multiplicidade de pensamentos e contextos entre artistas travestis, é importante analisar esses pensamentos em suas diferenças e até divergências. “Embora compartilhemos de vivências parecidas, enquanto travestis que vivem no Brasil - o País que mais mata corpos como os nossos - inventamos cotidianamente formas próprias e coletivas de adentrar nos sistemas de arte, de esticá-lo para que nos caiba e a partir da arte criar pulsão de vida”, explica.

A idealizadora do curso também destaca, "com muita alegria", a troca entre as artistas convidadas como Sy Gomes, Noá Bonoba, Linga Acácio e a professora Dodi Leal. O público é diverso e integra vários estados do Brasil, além de outros países como Portugal e Alemanha. Artistas como a cantora e atriz Linn da Quebrada, professores, psiquiatras e antropólogos são só alguns dos inscritos.

Além disso, existe a possibilidade de bolsas para pessoas negras, trans, indígenas e quilombolas. “Acredito que conexões potentes surgirão para o pensamento em arte e que sairemos contaminados por novos saberes e metodologias”, finaliza Ravena.

Inscrições abertas 

Quando: inscrições até dia 12; ministrado nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 19 horas às 21h30min
Onde: Zoom
Quanto: R$ 250
Mais info: @ravenatrava no Instagram

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Pensamentos travestis arte contemporânea Linn da Quebrada

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar