Férias com TJA: Confira programação do Theatro para o mês de julho

Durante o mês de julho, o TJA realiza eventos voltados para a cultura, incluindo oficinas e conversas

Julho chegou, mês em que muitas pessoas costumam aproveitar as férias. Pensando nisso, o Instituto Teatro Público, em parceria com o Theatro José de Alencar e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), realizam o “TJA de Férias” com atividades on-line voltadas para a cultura. A programação começa no dia 3 e vai até dia 31 de julho.

Neste sábado, a partir das 10 horas, terá o “Encontro com a Mestra Mariinha da Ló”, que desenvolve trabalhos em Paracuru a partir da tradição do Pastoril. Mariinha, apelido de Maria do Carmo Menezes Morais, é natural de Trairi e, desde 2008, é reconhecida como um dos “Tesouros Vivos” do Ceará . No domingo, 4, no mesmo horário, Lana Furtado vai ministrar a oficina “A Música do Corpo no Pastoril”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No fim de semana seguinte, dia 10 de julho, Mestre Antônio, do Reisado dos Irmãos (Juazeiro do Norte) se reunirá virtualmente com a criançada às 10 horas. No domingo, 11, Débora Ingrid, atriz e produtora cultural de Russas, dará a oficina “Brincar de Brincante”.

Leia também | Sobrado José Lourenço abre inscrições de propostas artísticas e culturais

No dia 17, às 9 horas, será a vez do Mestre Palhaço Pimenta se reunir com o público. Logo depois, terá a oficina “A Criação da Personagem - O Palhaço”, com a arte-educadora e atriz da Trupe Caba de Chegar, Lua Ramos, às 11 horas. No domingo, 18, terá a oficina “Memória, Patrimônio e Circo'' com Patrício Ramon, a partir das 9 horas, seguida pela oficina de “Circo”, com Kátia Arruda, às 11 horas no YouTube.

Conhecido pela xilogravura e literatura de cordel, Mestre João Pedro do Juazeiro tem encontro marcado no dia 24 de julho, às 9 horas. Logo após, começa a oficina “Leitura Oral e de Cordel”, mediada pelo arte-educador Well Fonseca. No dia 25, Mestre Almeida Rainha, figura marcante no maracatu cearense, abrirá a programação do dia, a partir da 9 horas. Gabriel Moraes dará sequência com a oficina “Percussão Corporal no Maracatu”, às 11 horas.

Leia também | Com exibição de filmes, Vila das Artes discute o sentido de pertencimento

No último fim de semana do mês, o evento terá o “Encontro com o Mestre Zé Pio", às 9 horas do dia 31 de julho. Depois, Daniela Teotônio conduzirá a contação de histórias “Uma Princesa Diferente”. O projeto “TJA de Férias” foi contemplado no Edital Cultura Viva, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará Cultura (Secult), através da Lei Aldir Blanc. As oficinas foram gravadas previamente no próprio TJA, cumprindo os protocolos de proteção contra a Covid-19. As conversas das crianças com os Mestres da Cultura foram realizadas via plataforma StreamYard.

Confira a programação completa:

Sábado, 3
10 horas - Encontro com a Mestra Mariinha da Ló (Pastoril)

Domingo, 4
10 horas - Oficina “A Música do Corpo no Pastoril” (com Lana Furtado)

Sábado, 10
10 horas - Encontro com o Mestre Antônio (Reisado dos Irmãos)

Domingo, 11
10 horas - Oficina “Brincar de Brincante” (com Débora Ingrid)

Sábado, 17
9 horas - Encontro com o Mestre Palhaço Pimenta (Arte Circense)
11 horas - Oficina “A Criação da Personagem - O Palhaço” (com Lua Ramos)

Domingo, 18
9 horas - Oficina “Memória, Patrimônio e Circo” (com Patrício Ramon)
11 horas - Oficina de “Circo” (com Kátia Arruda)

Sábado, 24
9 horas - Encontro com o Mestre João Pedro do Juazeiro (Xilogravura/ Cordel)
11 horas - Oficina “Leitura Oral e de Cordel” (Well Fonseca)

Domingo, 25
9 horas - Encontro com o Mestre Almeida Rainha (Maracatu Cearense)
11 horas - Oficina “Percussão Corporal no Maracatu” (com Gabriel Moraes)

Sábado, 31
9 horas - Encontro com o Mestre Zé Pio (Bumba-Meu-Boi)
11 horas - Contação de história “Uma Princesa Diferente” (com Danielle Teotônio)

Projeto “TJA de Férias”

Quando: dias 3, 4, 10 e 11 de julho, às 10 horas; dias 17, 18, 24, 25 e 31 de julho, às 9h e 11 horas

Transmissão: canal YouTube do TJA e do Instituto Teatro Público 

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Férias programação cultural TJA Theatro José de Alencar

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar