SPFWN51: Suyane Moreira estrela fashion film ao lado de Ronaldo Fraga

Filme "Terra de Gigantes" conta a história da coleção imbricada nas riquezas da cultura caririense

A moda que atravessa o tempo, em busca de novos, com sentido. Foi com esse olhar que o estilista Ronaldo Fraga lançou “Terra de Gigantes”. A coleção, desdobrada em fashion film, foi inspirada nos Museus Orgânicos e nos Mestres da Cultura do Cariri, a convite do Sesc e do Senac Ceará.

A apresentação, na noite desta quarta-feira, 23, abriu a maratona de “desfiles” virtuais, ao invés de desfiles presenciais devido ainda à pandemia, da 51ª edição do São Paulo Fashion Week (SPFW).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“O meu maior desafio foi fazer uma coleção que mimetizasse com a cultura e as culturas desse lugar”, contextualiza Ronaldo. O filme, gravado na visita do estilista ao Cariri, dirigido por Marcelo Belém, mostra o estilista ao lado de Suyane Moreira, de mala pronta, com as roupas da coleção.

Leia também | São Paulo Fashion Week começa hoje com homenagem ao Cariri; confira horários

SPFWN51: Programação paralela destaca formação e moda empreendedora

“Aqui estamos, um estilista e uma modelo, ambos sobrenome Moreira” e “um mineiro mameluco e uma cearense Cariri”, encontra ligação. Logo no início, ele a avista na estrada e oferece carona. Juntos, iniciam o percurso de memória e história, passando “neste lugar mágico que é a Chapada do Araripe”.

“Em 1827, um padre ergueu uma pequena capelinha num lugar chamado Lapa Grande, em frente a uma árvore, um juazeiro, daí o nome da cidade Juazeiro do Norte. Mas antes, muito antes disso, essa terra já era habitada pelos índios Cariris. Mais tarde, recebeu os cristãos novos, os judeus perseguidos pela inquisição, e, mais à frente, os primeiros escravizados africanos, vindos do Norte da África. Daí explica muito esse lugar ou a cultura desse lugar está sendo sempre desenhada pela festa e devoção”, como também pensou para seu processo criativo.

Clique na imagem para abrir a galeria

“Essa coleção, que dei o título de Terra de Gigantes, foi feita em 100% linho. Em cores primárias e secundárias, ela fala de festa e devoção”, diz. “A festa dos bordados em rechilieu, dos brilhos, nas aplicações, e a devoção, no cinto de castidade, objeto muito comum na época da inquisição”, explica, enquanto Suyane, no vídeo, o veste.

A coleção, segundo Ronaldo, também “reverencia os mestre da cultura popular desse lugar, a forma física, no jeito que se dança, no jeito que se faz a festa, naquilo que se come”, traduz.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. " target="_blank" rel="noopener noreferrer">Escute aqui.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

SPFW SPFWN51 São Paulo Fashion Week moda e tradição fashion film Ronaldo Fraga Cariri Suyane Moreira cultura

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar