91 anos de Elza Soares: cantora recebe homenagem de Beyoncé

A cantora enfrentou o racismo, machismo e violência doméstica durante sua trajetória

Instituição de Beyoncé, a BeyGOOD, prestou homenagem à cantora brasileira Elza Soares, que completa 91 anos nesta quarta, 23 de junho. A ação faz parte de uma série de celebrações ao Mês da Música Negra nos Estados Unidos.

No Instagram, o perfil da organização compartilhou uma foto com o rosto da artista brasileira e escreveu: "celebrando o esplendor e criatividade de Músicos Pretos que influenciaram o mundo com sua arte". Nos comentários, os fãs brasileiros aprovaram a publicação e chamaram Elza de "rainha do Brasil". A instituição também destacou artistas como Mary J. Blige, Bob Marley e Cassper Nyovest.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia também | São João em Caruaru: live reúne Mastruz com Leite, Limão com Mel e Banda Magníficos

Em sua carreira, Elza passou pelo samba, pagode, MPB e bossa nova. A cantora nasceu na comunidade "Moça Bonita", no Rio de Janeiro, em uma família com mais de 10 irmãos. Após sofrer uma tentativa de abuso sexual por Lourdes Antônio Soares, amigo da família, a artista foi obrigada a se casar aos 13 anos pelo pai, para não “comprometer sua honra”. Aos 14 anos, teve seu primeiro filho.

Com sua juventude roubada, Elza passou por violência doméstica e sexual dentro de casa. Com a morte do marido, ela precisou cuidar sozinha da família e viu na música uma oportunidade de mudar a vida. Em 1953, participou do programa radiofônico “Calouros em Desfile”, apresentado por Ary Barroso, que se impressionou com o talento de Elza e afirmou que ali acabara de “nascer uma estrela".

Leia também | #FreeBritney: Cantora presta depoimento à Corte de Los Angeles nesta quarta, 23

Também participou de um concurso de música na Rádio Tupi, e depois passou a fazer parte de um conjunto musical, que se apresentava em festas, bailes e casamentos. Elza precisou enfrentar o preconceito pela sua vida humilde, além do machismo e racismo.

Em 1960, lançou seu primeiro disco "Se Acaso Você Chegasse", fazendo sucesso nas rádios. Mesmo assim, a cantora ainda travou uma batalha contra o racismo: diretores executivos de grandes gravadoras da época não contrataram a cantora por ser negra e durante uma apresentação na TV Tupi, uma lâmina foi jogada contra a artista pela plateia.

Elza é considerada uma das maiores vozes femininas do país, conquistando vários Grammys latinos. Sua história vai além do talento, mas levanta debates importantes para a cultura brasileira, cantando sobre feminismo, negritude, desigualdade social e outros temas de relevância social.

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Elza Soares Beyoncé BeyGOOD

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar