Sem a festança do São João, saiba onde pedir o "pratim" em Fortaleza

Clássica comida de rua cearense, o pratinho faz a alegria gastronômica o ano todo. Junto das várias iguarias com milho, integra as comidas típicas de junho

"E o forró já começou/ bota o disco de Luiz/ chegue mais perto pro meu abraço/ vamos esquentar, balançar, se mexer, acender a fogueira, dançar", diz a clássica canção das festas juninas, composta por Gereba Barreto e Tuzé de Abreu. Já é época de São João e, pelo segundo ano consecutivo, não será possível aproveitar a festança como manda a tradição.

Aquelas aglomerações, com muita dança e comidas típicas compartilhadas, não podem acontecer desde 2020, quando a pandemia da Covid-19 chegou ao Brasil. Mas, por falar nas iguarias, o Vida&Arte traz o tão conhecido pratinho para matar um pouco dessa saudade. Essa comida de rua cearense é carregada de significados. Encontrado durante o ano todo em praças, esquinas e comércios variados do Ceará, o pratinho também é a cara do nosso São João.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"O pratinho é um nome carinhoso que batizamos esse mix de iguarias nordestinas, servidas em porções individuais pra lá de generosas. Ele representa a história do nosso povo, construída ao longo de várias gerações e que vem se aprimorando a cada São João", exalta a patissier Silvia Helena Vasconcelos, proprietária da Doce Gula Confeitaria.

Ao falar das festas juninas, Silvia logo recorda sua meninice. "Lembro da minha infância e da alegria que era festejar o São João todos os anos. Família reunida, muita comida nordestina e crianças, incluindo eu, correndo pra lá e pra cá", conta. Em sua Doce Gula, a chef prepara receitas que são heranças de família. E o pratinho tem protagonismo nessa história. São seis opções da iguaria, com "os tradicionais vatapás de frango e camarão, carne de sol acebolada e um delicioso baião de dois", diz.

Leia também | Bolos juninos: saiba onde pedir um dos sabores mais aguardados do ano

Para agilizar o preparo e a entrega aos clientes, este ano, a Doce Gula conta com versões dos pratinhos prontos (com tipos já pré-estabelecidos). Segundo Silvia, deixar o São João passar despercebido está fora de cogitação.

"Mesmo sem festas e quadrilhas na nossa cidade, é possível vivenciar a alegria dessa época de diversas outras formas, com a culinária, a música e a vestimenta. Vestir uma camisa xadrez, colocar um forró para tocar e saborear um pratinho, mesmo em casa, é demonstrar amor à nossa cultura e não deixá-la adormecer", reforça a chef.

De acordo com Silvia Helena, o pratinho materializa a história cearense e leva a cultura do Estado para todo o País por meio da comida. "Tem coisa melhor? Um registro do Ceará que ninguém pode nos tirar".

Confira galeria de fotos do O POVO no São João temático da Doce Gula:

Leia também | Reabertura dos equipamentos culturais: confira as datas e os locais

Clique na imagem para abrir a galeria

Fome de pratinho

Cléo Ramos e Jailson Nascimento jamais pensaram em cozinhar como um ofício. Após a Covid-19 chegar ao País, no entanto, eles decidiram preparar os tão famosos pratinhos. Depois, começaram a vender ali mesmo na calçada, perto de casa, com uma mesinha — fiéis à tradição. O casal é quem apronta todos os itens da Fome de Pratinho, localizada no bairro Granja Portugal. "Estávamos desempregados e, em busca de algo que fosse nosso, com a nossa cara, surgiu a ideia", conta Jailson.

A Fome de Pratinho promete "comida caseira e saborosa, de qualidade, feita com cuidado e carinho". Lá, o pratinho pode ser encontrado com creme de galinha e vatapá de frango, acompanhado de arroz, salada de maionese, paçoca e batata palha.

Para Jailson, a iguaria tem "a marca registrada" do Ceará. "É possível ver aquelas panelas brilhosas em vários cantos, tanto na Capital quanto no interior. Essa comida típica do nosso Ceará é conhecida em todo País".

O pratinho ganha cada vez mais significado na vida de Cléo e Jailson. Ele acrescenta: "É algo que corre nas nossas veias, que nos dá prazer em fazer. Ver nossos clientes satisfeitos com o nosso tempero e o retorno deles com elogios é sem palavras! Nunca passou pelas nossas mentes cozinhar, ainda mais para outras pessoas. Deus sabe de todas as coisas e fomos surpreendidos com essa graça de poder cozinhar e ter a aceitação que tivemos com essa comida tão maravilhosa que todo cearense ama".

Leia também | Cinema do Dragão reabre no dia 1º de julho com três filmes em cartaz

Pratinho da Linda

A Praça da Cidade 2000 é conhecida por ser um polo gastronômico na Cidade, mas especialmente por oferecer os mais diversos tipos de pratinhos. Linda Nepomuceno vende a iguaria há exatos dez anos e cinco meses no local. Entre as opções, o pratinho com creme de frango tem sido o recordista de pedidos.

Tudo começou quase num impulso. "Eu estava em meio a uma reunião na Regional II (subprefeitura responsável à época, hoje a Regional VII quem cuida administrativamente do bairro), quando do nada pedi para ser incluída como a 20ª permissionária", conta Linda.

O pratinho representa suas raízes nordestinas. "É uma forma de demonstrar meu amor ao Nordeste, ao meu Ceará... Cozinhar comidas típicas! Esse é o tempero da nossa região!", enaltece. A cozinheira garante: "Nunca vi alguém triste comendo o pratinho da Linda!". No embalo, grita um viva à cultura cearense e nordestina.

Linda Nepomuceno faz pratinhos e vende na Praça da Cidade 2000 há 10 anos (BARBARA MOIRA/ O POVO)
Linda Nepomuceno faz pratinhos e vende na Praça da Cidade 2000 há 10 anos (BARBARA MOIRA/ O POVO) (Foto: BARBARA MOIRA)

Quermesse da Galé

O pratinho também ocupa lugar de destaque no menu da Galé Doces e Salgados, gerida por Silvana e Sebastião Quariguasi. No cardápio junino "Quermesse da Galé", é possível encontrar opções com carne de sol acebolada, calabresa, feijão verde cremoso, vatapá, paçocas e mais.

Leia também | Com Silvero Pereira, Netflix anuncia nova série de comédia brasileira

Inclusive, foi com a tradicional iguaria cearense que tudo começou, há cerca de dez anos. Os almoços eram servidos às terças e quintas-feiras, sempre com vatapá cremoso, acompanhado de paçoca e baião de dois com queijo coalho.

Tamanho foi o sucesso que o lugar passou a disponibilizar o prato nos demais dias da semana, além de oferecer as opções de potes de 500 gramas para entregas. Ao fim de maio, todos os anos, os clientes e amigos já cobram o cardápio de São João. Segundo os proprietários, "tudo é preparado com muito afeto, ingredientes selecionados e a alegria típica de um bom arrasta pé".

Quero pedir "pratim"!

Doce Gula Confeitaria
Onde: av. Oliveira Paiva, 1580 - Cidade dos Funcionários
Contato: (85) 9 86513278
Mais info: @docegulaconfeitaria

Fome de Pratinho
Onde: rua Nereide, 528 - Granja Portugal
Contato: (85) 98797 4958
Mais info: @fomedepratinho

Pratinhos da Linda
Onde: Praça da Cidade 2000 (av. Central Leste)
Contato: (85) 99850 5460
Mais info: @pratinhosdalinda

Galé Doces & Salgados
Onde: rua Nossa Senhora dos Remédios, 135 - Benfica
Contato: (85) 996111841
Mais info: @galedocesesalgados

Pratinho da Ana
Onde: Vila Manoel Sátiro e Vila Peri
Contato: (85) 9 8994-4916
Mais info: @pratinhodaana

Pratinho da Madrugada
Onde: rua Planalto do Pici, 70 - Pici
Contato: (85) 9 8940-5932
Mais info: @pratinhodamadrugada

O Pratinho dos Famosos
Contato: (85) 9 9129-5487
Mais info: @pratinhodelivery_

Pratinho da Tia
Mais info: @pratinhodatia
*no iFood

Arrasta pé!

Para celebrar a festa junina sem sair de casa, o O POVO preparou a playlist de músicas "É São João!" no perfil Vida&Arte no Spotify. Confira!

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

pratinho onde encontrar pratinho em fortaleza pratim pratim em fortaleza comida de rua comida de rua nordestina comida de rua cearense comida típica do são joão festa junina

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar