Maria Bethânia completa 75 anos; veja lista das músicas mais ouvidas da artista

Nas comemorações do aniversário da artista baiana, Ecad divulga lista músicas mais tocadas da carreira de Bethânia

Ícone da Música Popular Brasileira, Maria Bethânia celebra 75 anos nesta sexta-feira, 18. A artista já soma mais de 26 milhões de discos vendidos ao longo de mais de meio século de carreira musical. Para celebrar o aniversário da cantora e compositora, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD), que regula os direitos autorais, divulgou a lista das músicas gravadas pela baiana que foram mais ouvidas nos últimos cinco anos.

Dona de voz marcante e apaixonada por poesia, Bethânia tem 1.931 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad, um dos maiores da América Latina. Entre as canções gravadas pela intérprete, “Brincar de Viver”, composição de Guilherme Arantes e Harrigan Lucien, aparece como a mais tocada no País. No ranking, também figuram “Gostoso Demais”, de Dominguinhos e Nando Cordel, e “Tocando em Frente”, de Renato Teixeira e Almir Sater.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia também | Beatles: documentário do Disney+ com 6 horas de duração apresenta intimidades da banda

Já a música “O Que É, O Que É”, de autoria de Gonzaguinha, é a mais gravada em número de vezes como intérprete até agora. Em seguida, aparecem "Sonho Meu" (Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho), "Viramundo" (Capinam e Gilberto Gil), "Negue" (Enzo de Almeida Passos e Adelino Moreira) e "Rosa dos Ventos" (Chico Buarque).

Na sequência aparecem ainda "Gente Humilde" (Chico Buarque, Garoto e Vinicius de Moraes), "Gostoso Demais" (Dominguinhos e Nando Cordel), "Explode Coração" (Gonzaguinha), "Canções e Momentos" (Milton Nascimento e Fernando Brant) e "A Moça do Sonho" (Chico Buarque e Edu Lobo).

Nos últimos cinco anos, mais de 90% dos seus rendimentos em direitos autorais pela execução pública de música foram provenientes de TVs e Rádios. A artista é filiada à União Brasileira de Compositores (UBC), uma das associações de música que administram o Ecad. Marcelo Castello Branco, diretor executivo da UBC, afirma que “Maria Bethânia é a intérprete mais autoral do Brasil. Quando pisa no palco, a terra treme”.

Confira ranking das músicas gravadas por Maria Bethânia mais tocadas nos últimos cinco anos nos principais segmentos de execução pública (rádio, sonorização ambiental, casas de festa e diversão, Carnaval e Festa Junina):


1.  Brincar de viver
Guilherme Arantes / Harrigan Lucien


2. Gostoso demais
Dominguinhos / Nando Cordel

3. Tocando em frente
Renato Teixeira / Almir Sater

4. Fera ferida
Erasmo Carlos / Roberto Carlos

5. Cheiro de amor
Paulo Sergio Valle / Ribeiro / Jota Moraes / Duda Mendonça

6. Tá combinado
Caetano Veloso

7. Explode coração
Gonzaguinha

8. As canções que você fez pra mim
Erasmo Carlos / Roberto Carlos

9. Reconvexo
Caetano Veloso

10. É o amor
Zezé di Camargo

 

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Maria Bethânia 75 anos MPB

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar