RBD: O êxito do pop latino em "Ser O Parecer: The Global Virtual Reunion"

Primeiro álbum da banda mexicana RBD em 12 anos retoma espaço em meio ao sucesso de outros gêneros musicais

“Vida longa ao pop”, escreveu o cantor Christian Chávez ao anunciar o lançamento do álbum “Ser O Parecer: The Global Virtual Reunion” na última sexta-feira, 10. O disco é o primeiro álbum da banda mexicana RBD (2004 - 2008) em 12 anos e reúne as regravações interpretadas por Anahí, Christian, Christopher Uckermann e Maite Perroni - quatro dos seis integrantes originais - no concerto virtual “Ser O Parecer”, realizado em dezembro de 2020. O evento venceu a categoria Show Virtual no Latin American Music Awards 2021 e o álbum ao vivo estreou em primeiro lugar no Itunes de países como o Brasil, comprovando que o gênero persiste em meio ao sucesso de ritmos urbanos latinos, a exemplo do reggaeton.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por RBD (@rbd_musica)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os acordes iniciais dos sucessos “Ser O Parecer” e “Solo Quédate En Silencio”, as primeiras do repertório, são facilmente reconhecidos por qualquer jovem que escutou as músicas repetidamente no início dos anos 2000. Neste encontro inédito e único entre os integrantes, todas as canções foram regravadas com novos arranjos e divisões de vocais para obter uma sonoridade mais madura e constatar a evolução musical dos envolvidos.

A direção musical, feita pelo músico Giorgio Torelli, trouxe contemporaneidade a músicas como "Bésame Sin Miedo", "Un Poco de Tu Amor" e "Tras de Mí", que são acompanhadas por uma versão atualizada das coreografias comuns em grupos musicais. Entre os solos, destacam-se as novas versões de "Inalcanzable", cantada de maneira inédita apenas por Christopher, e "Sálvame" - música de 2004, que ganhou versão do cantor Tarcísio do Acordeon há pouco mais de um mês - em regravação acompanhada por orquestra e entrada dos demais integrantes do grupo só no último refrão.

Ao longo das 16 faixas, é possível identificar vários hits da banda, como a memorável "Rebelde". Apesar da de alguns fãs terem criticado algumas versões, como a nova roupagem da música “Enseñame” em melodia similar ao reggae, o trabalho mostra que o tempo de inatividade não diminuiu a química e a potência do grupo, os colocando próximo ao grupo sul-coreano BTS em números de venda e streamings. A surpresa fica por conta do single inédito "Siempre He Estado Aqui", lançado em 2020, uma homenagem aos fãs: "Não preciso voltar/ Porque nunca fui embora/ Eu sempre estive aqui".

Yo digo R!

Após anos de espera, o catálogo de músicas do RBD foi disponibilizado nas plataformas de streaming em setembro de 2020. O feito alcançou marcos históricos para a música em espanhol ao dominar as listas mais importantes do mundo com canções produzidas há mais de 10 anos. A repercussão levou os integrantes a se reunirem e, por fim, realizarem um show único como tributo à história da banda, aos fãs e aos demais integrantes, Dulce Maria e Alfonso Herrera. Após o sucesso do evento "Ser O Parecer", os cantores Christian Chávez e Christopher Uckermann não descartaram a possibilidade de uma mini turnê presencial em 2022 em entrevistas no dia de lançamento do álbum. "A vontade existe", revelou Christian. Será que os fãs já podem separar as gravatas?

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

rbd musica pop cultura entretenimento

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar