Sem comprovação científica, Eric Clapton diz que vacinas afetam a fertilidade; entenda o caso

No ano passado, o artista havia lançado uma música contra o isolamento social

Durante uma entrevista à Oracle Films, Eric Clapton gerou polêmica ao duvidar da eficácia das vacinas. O guitarrista de 76 anos afirmou ter tido vários efeitos colaterais após receber o imunizante e disse, sem comprovação científica, que ao longo prazo a vacina pode afetar a fertilidade.

"A vacina pegou meu sistema imunológico e bagunçou-o de novo", declarou. "Meu medo da vacinação é o que isso fará com minhas crianças. Parte do motivo, talvez a maior razão pela qual estou falando aqui com você, é para dizer para minhas filhas sobre como elas talvez não possam ter filhos um dia, elas provavelmente não se importam a essa altura da vida".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia também | Campanha liderada por Beyoncé combate a fome no Brasil

"Perdi o uso das minhas mãos por cerca de três semanas. Pensei que estava realmente encrencado", acrescentou o artista. Desde 2015, ele sofre de neuropatia periférica, uma doença que afeta o sistema nervoso e a movimentação dos membros.

Um estudo do The British Medical Journal (The BMJ) confirmou que não há conexão entre alterações de fertilidade e receber a vacina contra a Covid-19. Especialistas do mundo todo confirmam a informação. Lucy Chappell, professora de Obstetrícia da Universidade King's College, em Londres, e porta-voz do Royal College de Obstetras e Ginecologistas britânicos, disse em entrevista à BBC que não há nenhum "mecanismo biológico plausível" que faça qualquer vacina afetar a fertilidade de uma pessoa.

Não é a primeira vez que Clapton faz comentários polêmicos sobre a pandemia da Covid-19. No ano passado, ele lançou uma música contra o isolamento social. "Você deixa eles colocarem o medo em você/ Levante e entregue/ Mas nenhuma palavra que você ouviu era verdade/ Mas se não tem nada que você possa dizer/ Talvez não tenha nada que você possa fazer", diz um trecho de "Stand and Deliver".

 

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Eric Clapton vacina covid-19 vacina covid-19

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar