PUBLICIDADE
Vida & Arte
Noticia

Autor recria a Branca de Neve sob o olhar feminista

Em campanha ara financiamento coletivo, o audiobook conta com a participação de Daphne Bozaski, Alinne Moraes, Tiago Abravanel e da chef Paola Carosella

17:20 | 10/06/2021
Vinicius Campos lança versão atual e feminista de Branca de Neve (Foto: Reprodução/Catarse)
Vinicius Campos lança versão atual e feminista de Branca de Neve (Foto: Reprodução/Catarse)

A história de que as princesas precisam esperar um príncipe encantado para serem salvas está no passado. O projeto “Diversidade Começa na Infância” reúne vários profissionais em uma releitura de Branca de Neve a partir do olhar feminista. A ação conta com uma vaquinha online na plataforma Catarse para a realização de um audiolivro que será distribuído gratuitamente.

A ideia partiu do autor Vinicius Campos que lançou há alguns anos o livro “Vinicius Campos conta Grimm”. A partir da experiência, ele passou a olhar diferente para os clássicos literários. “As meninas crescem com a informação de que precisam de príncipes para salvar suas vidas, e que para conquistar um menino, precisam ser lindas, magras, dóceis, e saber cuidar do lar e dos filhos. Tal mensagem é nociva e contribui para que nossas adolescentes sejam inseguras e nunca estejam felizes com sua imagem”, afirma.

Leia Também | Casa de Teatro Dona Zefinha reúne artistas de Itapipoca em novo álbum

Foi assim que surgiu o “Vini conta Branca de Neve”. O escritor percebeu que a história clássica já não representava mais o mundo atual. “No conto original, a menina não podia sair sozinha na floresta que era considerada ‘perdida’. Ao chegar na casa de sete homens, ela se tornava a empregada e a estética era muito presente com o questionamento de ‘quem é mais bonita do que eu’”, comenta.

Uma das versões mais famosas da Branca de Neve foi contada no filme de 1937 da Disney. Para Vinicius, uma história contada na época de seus avós não representa mais o mundo atual, por isso, a sua versão da personagem tem mais a ver com as aspirações das meninas e mulheres de 2021, deixando de lado comportamentos e situações machistas sem perder a essência do conto.

Leia Também | Mestres do Universo: nova série do He-man ganha primeiro trailer

Unindo liberdade e acessibilidade, o autor optou em lançar no formato de audiolivro. Assim, os custos seriam menores e ainda alcançaria mais crianças que não tem acesso a livrarias e bibliotecas em sua cidade.

Para isso, está sendo feita uma campanha na plataforma Catarse para arrecadar fundos. Aqueles que doarem receberão recompensas que incluem participação na live de lançamento, ilustração autografada e até uma receita assinada pela chef Paola Carosella.

Leia Também | Festival de Cannes anuncia mais filmes para a mostra oficial

O audiolivro será narrado por Vinícius, conta com efeitos em 8D e música original de Damián Mahler. O elenco de narração conta ainda com Daphne Bozaski (Branca de Neve), Alinne Moraes (Rainha Má), Tiago Abravanel (Espelho), entre outros. Ao escutar com um fone, o público terá a sensação de estar dentro de um filme, garante o autor.

Como Ajudar:

Acesse catarse.me/brancadeneve

A campanha estará disponível até 10/07

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.