PUBLICIDADE
Vida & Arte
Noticia

Projeto oferece serenata e fotografia para celebrar datas especiais em meio à pandemia

Por meio de música, texto e fotos, o serviço possibilita homenagens em toda a Fortaleza, respeitando as normas sanitárias

12:08 | 04/05/2021
Na foto a serenata da senhora Tuty, que ganhou a serenata de sua filha (Foto: Xodó Foto e Filme / Divulgação)
Na foto a serenata da senhora Tuty, que ganhou a serenata de sua filha (Foto: Xodó Foto e Filme / Divulgação)

Celebrantes, músicos e fotógrafos se unem para realizar o projeto “Desce, vai ter serenata”. A primeira edição ocorreu no último sábado, 1º de maio, e levou canções e afeto à Tuty Osório, que comemorava seu aniversário e recebeu a homenagem de presente. O serviço está disponível para toda a cidade de Fortaleza. 

A ideia surgiu com Lara Rovere, jornalista e celebrante, ao observar as "loucuras de amor" que aconteciam ao redor da vizinhança. Apesar das homenagens "clichês", ela se emocionou com os atos, por conta da situação atual vivida há mais de um ano e pela chegada do seu aniversário, que mais uma vez será comemorado distante das pessoas que ela gosta. Foi então que ela comentou o assunto com duas amigas celebrantes e decidiram repaginar as "loucuras de amor".

Leia também | Agremiações de Maracatu relatam dificuldades e pedem apoio da Prefeitura

Assim nasceu o projeto, com música, texto e fotografia, que são personalizados aos gostos da pessoa homenageada. Ao presentear alguém com o serviço, o contratante responde um questionário informando os gostos musicais, histórias, situação atual durante a pandemia, relacionamento com os familiares, para garantir que a serenata seja exclusiva para aquela pessoa.

Sarah Coelho também é uma das idealizadoras do projeto e participou da homenagem de sábado. "Foi bem mais emocionante do que eu esperava", comenta a celebrante. Longe dos eventos por conta da pandemia, o momento foi essencial para ela voltar a ter contato com pessoas, e levar afeto e emoção às famílias de um jeito diferente.

Camilla Osório, filha de Tuty, conta que chorou do início ao fim. "A serenata é algo que tem tudo a ver com a minha mãe e isso já é bem emocionante. Mas nesse contexto de quarentena, de finalmente poder fazer algo mais parecido com uma festa, sem colocar ninguém em risco, me emocionou demais. A medida que o texto vai sendo dito, dá aquela sensação de uma coisa bem grandiosa, uma grande homenagem", comenta.

Leia também | Antes de chegar ao Brasil, HBO Max anuncia lançamento de produções originais

Tuty conta que adorou ser presenteada de uma forma tão criativa. "Quando ouvi os primeiros acordes do violão tive muita esperança que fosse pra mim. Contudo, não esperava tanto. No máximo uma caixinha de som amplificando uma pequena playlist. Daí cheguei à varanda e era uma serenata de verdade. Tocando a primeira música de ninar que entoei nas noites de vigília, quando as minhas filhas eram bebês. Foi uma emoção imensa, o choro desabou com tudo! Era choro, riso, tudo misturado", comenta.

A serenata da senhora Tuty Osório foi um presenta da filha
A serenata da senhora Tuty Osório foi um presenta da filha (Foto: Xodó Foto e Filme / Divulgação)

Para as celebrantes, a pandemia evidenciou ainda mais a necessidade do carinho e da demonstração de amor e elas acreditam que a serenata ficará marcada para sempre na memória dos homenageados. "Nesses tempos malucos, a presença é muito importante. O projeto nasceu para preencher esse vazio que a Covid-19 tem deixado nas famílias que estão mais distantes. É um presente que tem muito mais força do que um presente físico, por conta do momento que vivemos", afirma Lara.

Para mais informações sobre contratação do serviço, os interessados podem entrar em contato com a equipe por meio das redes sociais abaixo:

Celebrantes:
Lara Rovere @escritoseritos
Juliana Julião @laco.celebracoes
Sarah Coelho @tantocelebracoes

Fotógrafos:
Xodó Foto e Filme @xodofotoefilme
Quintal Foto @quintalfoto

Músicos:

Theresa Rachel @theresa_rachel
Juruviara @juruviaraoficial
Mateus Fariaz @mateusfariaz