PUBLICIDADE
Vida & Arte
Noticia

Evento virtual homenageia 90 anos de Babinski nesta terça-feira, 20

A Fundação Edson Queiroz promove a live "Homenagem Babinski 90 anos" nesta terça-feira, 20 de abril, a partir das 19h30min

10:00 | 17/04/2021
Maciej Babinski completa 90 anos nesta terça-feira, 20 de abril (Foto: Hélio Filho)
Maciej Babinski completa 90 anos nesta terça-feira, 20 de abril (Foto: Hélio Filho)

O artista Maciej Babinski completa 90 anos nesta terça-feira, 20 de abril. O pintor, ilustrador, desenhista e gravador nasceu na Polônia, mas mora há três décadas em Várzea Alegre, no interior do Ceará. Como forma de celebração, a Fundação Edson Queiroz promove a live “Homenagem Babinski 90 anos” no dia de seu aniversário, às 19h30min.

A transmissão ao vivo contará com a participação de vários nomes do meio artístico, como a presidente do Instituto Sérvulo Esmeraldo, Dodora Guimarães, e o artista plástico Stênio Burgos. Além deles, também estarão presentes o médico Drauzio Varella e a gestora do acervo da Fundação Edson Queiroz, Adriana Helena.

Leia também | Festival de Cinema Fantástico estreia edição online incluindo filme cearense

O conteúdo tem o objetivo de ressaltar a contribuição de Babinski para as artes. Evento será exibido nas redes sociais da Universidade de Fortaleza e no canal da TV Unifor.

O pintor polonês migrou com os pais para a Inglaterra quando era uma criança para fugir da Segunda Guerra Mundial. Começou a estudar artes e, enquanto aprendia, migrou para o Canadá. Ainda jovem, sem falar nada de português, fixou residência no Brasil.

Leia também | Itaú Cultural lança programação voltada à criação de cenas teatrais

Tornou-se um dos artistas modernistas. Além de expor em diversas galerias, ainda foi professor universitário. Perto de se aposentar, quando estava na Universidade de Brasília (UNB), conheceu a futura esposa, Lídia. A cearense trouxe o pintor para o Ceará, e ele nunca mais morou em outro lugar.

Em seu sítio em Várzea Alegre, mantém uma produção ativa. Suas técnicas são variadas: perpassam aquarela, gravuras em preto e branco, pinturas de paisagens e cores, entre outras.

Leia também | Vila das Artes oferta curso virtual sobre o ensino da dança na atualidade

Na terça-feira, 20, o Vida&Arte também traz uma matéria sobre os 90 anos de Maciej Babinski. Você pode conferir o conteúdo no jornal impresso e no O POVO+.

Homenagem Babinski 90 anos

Quando: terça-feira, 20 de abril, às 19h30min
Onde: na TV Unifor, na página do Facebook e no perfil do Instagram da Universidade de Fortaleza

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.