Confira programação para celebrar os 60 anos do ator Eddie Murphy

Eddie Murphy, ator norte-americano conhecido pela cinematografia de comédia, completa 60 anos de idade neste sábado, 3 de abril

O comediante Eddie Murphy comemora seus 60 anos de vida neste sábado, 3 de abril. O premiado ator, dublador, roteirista, produtor, diretor e músico norte-americano começou sua carreira aos 19 anos, na década de 1980. À época, realizava espetáculos de humor — os chamados stand up comedy — em clubes de Nova Iorque, sua cidade natal. De lá para cá, se tornou um dos maiores ícones de Hollywood.

Apesar de também ter realizado trabalhos mais "sérios", Edward Regan "Eddie" Murphy é reconhecido mundialmente pela arte do humor. Sua ascensão se deu nos palcos do "Saturday Night Live", programa de comédia mais antigo da televisão estadunidense. Muito elogiado, logo se destacou na cena nacional.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia também80 anos da morte de Virginia Woolf: cinco obras para conhecer a escritora

Estrelou seu primeiro filme em 1982, aos 21 anos: "48 horas". A trama, na qual interpreta um presidiário que sai da prisão por 48 horas, foi a sétima maior bilheteria daquele ano. Mais tarde, protagonizou os filmes de sucesso "Trocando as Bolas" (1983), "Um Tira da Pesada" (1984) e “Um Príncipe em Nova York” (1988). O ator reinou nas bilheterias mundiais das últimas décadas do Século XX.

Desde o início dos anos 2000, o artista enfrenta altos e baixos na carreira. Dublou o personagem Burro, da série de filmes "Shrek" e protagonizou "A Creche do Papai" (2003). Em 2012, a revista Forbes considerou seu cachê como um dos mais "exagerados" dos Estados Unidos. Isso porque, para cada dólar que ganhou atuando nos filmes "Imagina Só", "As Mil Palavras" e "O Grande Dave", o retorno para as produções foi de US$2,30 na bilheteria. Em 2006, Murphy foi indicado ao Oscar de ator coadjuvante pelo drama "Dreamgirls". O filme também o consagrou com um Globo de Ouro.

PARA ASSISTIR

Neste aniversário, Murphy ganha homenagem especial da Telecine, intitulada "Parabéns, Eddie Murphy!". O Telecine Fun exibe neste sábado, 3, a partir das 12h45min, uma sequência com sete filmes protagonizados pelo ator. Confira a programação:

1. “As Mil Palavras”, uma comédia romântica;
2. “O Professor Aloprado 2 - A Família Klump”, em que Murphy interpreta sete personagens diferentes;
3. “O Grande Dave”, comédia familiar de ficção científica;
4. “A Creche Do Papai”, em que um pai decide abrir uma creche com métodos nada convenciionais;
5. “Até Que A Fuga Os Separe”, que conta as aventuras de uma dupla durante a prisão;
6. “Um Príncipe Em Nova York”, indicado ao Oscar de melhor maquiagem e melhor figurino;
7. “Um Vampiro No Brooklyn”, em que Murphy interpreta um vampiro “playboy” sedutor.

Para quem quer continuar a saga, o clássico, "Um Príncipe em Nova York" ganhou sequência recentemente. Dirigida por Craig Brewer, a obra está disponível na Amazon Prime Video. Em "Um Príncipe de Nova York 2", o Rei Akeem (Eddie Murphy) é coroado no país fictício de Zamunda e, com seu confidente Semmi (Arsenio Hall), viaja o mundo até Nova Iorque. Em entrevista ao programa Live! with Kelly and Ryan, em março deste ano, o ator revelou que pretende estrelar o terceiro filme da franquia aos 75 anos de idade.

No embalo do aniversário, o canal Paramount Network também preparou o "Especial 60 anos de Eddie Murphy". A programação acontece neste sábado, 3, a partir das 17h45min, com “Um Tira da Pesada 2 e 3”, “Norbit - Uma Comédia de Peso” e “48 Horas”. Sky, Vivo TV e Oi TV são alguns dos serviços de TV por assinatura que disponibilizam o canal.

Acompanhe ainda: Sindimuce faz campanha para os músicos cearenses


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eddie murphy 60 anos de idade aniversário eddie murphy cinematografia eddie murphy comediante em hollywood filmes de comédia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar