80 anos da morte de Virginia Woolf: cinco obras para conhecer a escritora

O mês de março marca os 80 anos do falecimento da escritora britânica. Para lembrar o legado da autora, o Vida&Arte indica uma lista com títulos disponíveis em diferentes formatos

Em uma manhã de sexta-feira, no dia 28 de março de 1941, a escritora Virginia Woolf cometeu suicídio pulando em um rio tendo pedras nos bolsos do casaco. Ela tinha 59 anos. A autora deixou como legado nove romances e mais de 30 contos de outros gêneros, obras que continuam influentes após 80 anos da sua partida. Os textos da britânica abriram caminhos na literatura feminina e servem como inspiração para outros artistas. 

Conheça alguns títulos:

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Mrs. Dalloway

Clarissa Dalloway, socialite casada com um político, organiza os preparativos para uma festa que acontecerá em um dia comum na Inglaterra. Este é o enredo de “Mrs. Dalloway”, clássico de Virginia e um dos romances mais importantes do século XX. O tema ganha vida ao ser abordado por uma narrativa detalhada, na qual os sentimentos dos personagens são manifestados através de pensamentos e recordações. A obra foi lançada em 1915 e consagrou a escritora como um dos maiores nomes da literatura inglesa. O texto permanece atual ao dialogar com questões ligadas ao feminismo e gera identificação por tratar de sentimentos comuns.

Um Esboço do Passado

Aos 59 anos, Virginia pretendia escrever uma autobiografia. Os seus escritos utilizavam a linguagem poética em um texto com formato de diário, no qual a autora resgata momentos do passado sob a perspectiva do momento da escrita. Os planos foram interrompidos pela morte da romancista e as lembranças foram divulgadas em “Um Esboço do Passado”, publicação mais recente da autora no Brasil, lançada em 2020 pela editora Nós. O livro relata acontecimentos marcantes com a escrita irreverente de Virginia.

Virginia Woolf - Uma Biografia

A autobiografia foi suspensa, mas a vida da escritora foi registrada nas 614 páginas de “Virginia Woolf - Uma Biografia”. O livro foi escrito por Quentin Bell, sobrinho de Virginia, e foi lançado no Brasil pela Editora Guanabara com tradução de Lya Luft. O livro dá detalhes das experiências discretas de Virginia e passa por episódios de abuso e tentativas de suicídio, além de narrar o começo da sua atuação na escrita e os seus romances.

Um Quarto Só Seu

As histórias escritas por Virginia marcam a literatura feminina pela abordagem de temas poucos explorados pela literatura na época, como a sexualidade e os direitos da mulher. Em março, o clube de assinaturas de livros da editora Bazar do Tempo estreou com uma edição de "Um Quarto Só Seu", análise de Virginia sobre as condições sociais enfrentadas historicamente por mulheres. O livro veio acompanhado de brindes exclusivos para assinantes que fazem parte do "Club F.", iniciativa que busca valorizar o protagonismo feminino por meio da leitura e debates que seguem em andamento.

Orlando

O grupo de teatro cearense Expressões Humanas utilizou o livro “Orlando: Uma biografia” como base para a adaptação do espetáculo “Orlando”. O escrito histórico é parcialmente baseado no romance entre Virginia e Vita Sackville-West. A peça explora e ressignifica as imagens contidas no texto por meio das aventuras dos personagens através do tempo. O espetáculo está disponível no Youtube.

As Horas

Os sucessos da romancista inglesa conquistaram as telonas. Após adaptações como a de “Orlando”, o filme “As Horas” estreou em 2002 com elenco formado por Meryl Streep, Julianne Moore e Nicole Kidman. As personagens - Virginia, Clarissa e Laura - estão conectadas através do livro "Mrs. Dalloway" e o longa cria três pontos diferentes a partir da visão da escritora, da personagem e da leitora, respectivamente.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

virginia woolf literatura cultura

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar