20 rótulos: sommeliers dão dicas de vinhos e harmonizações para a Ceia de Páscoa

Lista com variedade de rótulos é opção para escolher o vinho certo para cada tipo de prato, feito por você ou pedido em casa

Peixe e vinho. Que combinação para ceia seria melhor nesta época do ano? Casar essas escolhas, porém, nem sempre é fácil. Que tipo de peixe vai bem com qual tipo de vinho? Para auxiliar nessa combinação e tornar o momento ao redor da mesa mais prazeroso, atente-se às dicas de sommeliers que listam, cada um, dez opções.

Leia também | Confira o que chega ao catálogo do Disney+ em abril

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A "wine hunter" da loja D'Vinos Wine Store e D'Origem Distribuidora Jardênia Siqueira é a primeira a dividir lista comentada. Confira:

Corbelli Pinot Grigio: "Estilo italiano seco e condimentado. A vinificação inclui contato com a casca de parte do vinho para maior extrato e corpo. Frutas como maçã e pera, com toque de frutas cítricas e florais, estão entre os aromas ideais para acompanhar peixes e frutos do mar de sabor mais leve".

Doña Paula Reserva Chardonnay: "Este exemplar apresenta cor amarelo dourado, aroma de citrinos e minerais sabores com notas de especiarias e frutas tropicais como pêssego, notas amadeiradas de baunilha, coco tostado e nozes. No paladar é seco, de boa acidez, com final fresco e agradável. O tradicional Bacalhau à Brás fará um bom casamento".

Leia também | Veja as novidades do catálogo do Globoplay em abril

Terra Gran Reserva Chardonnay: "Visualmente, apresenta cor amarelo-palha, com reflexos esverdeados. O aroma delicioso é complexo e intenso, trazendo frutas tropicais e notas de grapefruit e de flores brancas, com toques minerais, de avelã e de baunilha. Na boca, as notas são frutadas, com acidez agradável, textura aveludada e bom corpo. O final é deliciosamente persistente. Este branco chileno acompanha elegantemente peixes com molhos cremosos, crustáceos, aves e queijos curados".

Deu La Deu: "Produzido pela Adega de Monção na sub-região de Monção e Melgaço, área mais prestigiada da região dos vinhos verde. Este Alvarinho tornou-se um clássico não só em Portugal como também aqui no Brasil. Elegante e delicado, com ótima acidez, sem passagem por madeira, é o companheiro perfeito para peixes, frutos do mar e o tradicional bacalhau às natas. A uva Alvarinho hoje é considerada pelos enólogos e conhecedores de vinho, como uma uva elegante e sofisticada, que não deve nada às grandes castas brancas do mundo".

Ventisquero Sauvignon blanc reserva: "Amarelo palha com reflexos esverdeados. Aromas de frutas cítricas e tropicais, abacaxi, limão, pera, com suaves notas minerais e de ervas finas. Paladar elegante, vibrante, refrescante, leve e fácil de beber. Peixes grelhados fazem bom par, assim como um risoto de camarões ao molho pesto harmoniza perfeitamente".

Frescobaldi Pomino Bianco: "De cor brilhante e viva, o Pomino Bianco DOC 2019 oferece esplêndidas notas florais harmoniosamente fundidas com notas frutadas dominantes. Seu bouquet é gentil, com aromas florais delicados que harmonizam bem com as notas frutadas. Flores brancas, maçã verde, pera, toranja e as mil facetas das frutas cítricas. À boca, é agradavelmente fresco e macio ao mesmo tempo. Ao paladar, suavidade e frescor misturam-se harmoniosamente. Um vinho saboroso que enche o paladar de notas frutadas e levemente tostadas, que deixa na memória gustativa um prazer e complexidade de aromas dignos de um vinho branco cuja fama remonta a séculos. Peixes como salmão, pescada amarela ou até mesmo os clássicos pratos de bacalhaus são ótimas experiências de harmonizações".

Terrazas reserva Chardonnay: "É um vinho argentino, elaborado a partir de uvas viníferas Chardonnay. Intenso e complexo, apresenta notas de frutas maduras, especialmente damasco e pêssegos, combinam com toques adicionais de mel, avelã e amêndoa. Estes aromas são acentuados pelas sugestões delicadas de baunilha, proveniente de seu envelhecimento nos tonéis. Este vinho se sobressai por seu equilíbrio e harmonia. Seu corpo, volumoso e macio, lhe dá grande presença e retrogosto prolongado. Aprecie este rico e elegante Chardonnay com peixes e frutos do mar, patês e queijos".

Leia também | 80 anos da morte de Virginia Woolf: cinco obras para conhecer a escritora

Casal Garcia branco: "Produzido desde 1939, o Casal Garcia é o vinho verde mais conhecido entre os brasileiros. Com características bem típicas, esse exemplar leve e muito fácil de beber, traz uma saborosa e discreta doçura no paladar. Entre as suas harmonizações mais clássicas, estão as receitas com bacalhau".

Tons de Duorum branco: "Português do Douro, com a cor amarela citrina. Aroma intenso e exuberante, dominado pelos frutos citrinos, onde se notam também aromas florais. A acidez bem presente e envolvida no volume do vinho que em conjunto com os aromas retronasal, conferem-lhe um final fresco e persistente".

Porca de Murça branco: "Este vinho deve o seu nome à Lenda de Porca de Murça. O Porca de Murça branco é feito a partir de cinco castas na mais antiga região demarcada do mundo, no Douro, com as castas Viosinho, Gouveio, Moscatel, Arinto e Fernão Pires. A fermentação ocorre em cubas Inox, com controle de temperatura, e o estágio decorreu em cubas Inox até ao engarrafamento. Os peixes de sabor de média estrutura lhe fazem boa companhia".

Quem também seleciona vinhos para a Páscoa é o colunista do O POVO e sommelier Renato Brasil. Para ele, "a informação gustativa é um direcionamento importante": "O mito de que vinhos tintos não podem harmonizar com pratos de peixe e frutos do mar é exatamente pelo peso dos taninos dos vinhos tintos. Uma uva como a Pinot Noir, que tem estrutura delicada exatamente gustativa e ainda uma acidez bastante equilibrada", exemplifica.

Leia também | Equilibrando sucesso e reclusão, Zizi Possi completa 65 anos

Os vinhos brancos, segundo Renato, já se dão diretamente com os peixes "pela estrutura e refrescância ocasionada pela acidez que os brancos conferem a harmonização". "Uma uva como a Chardonnay é muito versátil", sugere. Continue com a lista de rótulos:


Apaltagua Chardonnay 2020: "Do vale de Casablanca, no Chile, um Chardonnay com toque de abacaxi fresco e maçã verde, um toque de melão maduro, faz a boca também delicada que harmoniza bem com peixes de intensidade média, como lombo de sirigado ao forno com batatas".

Cono Sur Bicicleta Pinot Noir: "Um tinto delicado que harmoniza fácil para qualquer prato de peixe. Traz na taça aromas de framboesa, e uma boca equilibrada e delicada para boa harmonização com pratos do mar. Um tinto para quem não abre mão dos taninos".

Pera Manca Branco: "A combinação de estrutura e cremosidade, pela passagem em barrica. Bom corpo para enfrentar peixes grelhados e um bom Bacalhau entre Rios. Além da harmonização, composto das uvas arinto e antão vaz da região do Alentejo".

Casa Silva Reserva Sauvignon Blanc: "Um branco leve e aromático, com notas de frutos tropicais como maracujá, manga e toques vegetais, harmoniza com uma tilápia na brasa, leve grelhado e um toque de limão".

Mazzei Zisola Azisa 2017 Itália: "Da região da Sicília, grilo e catarrato são as uvas que compõem um vinho com uma nota cítrica e na boca uma mineralidade. É bastante adequada a peixes com boa intensidade gustativa como um salmão na manteiga".

El Ixsir Grand Reserva 2018: "Um vinho com nariz frutado, pêssegos em calda, um toque floral. Evolução de passagem por barrica e com grande volume de boca. Um vinho das castas viognier (60%), sauvignon (25%) e chardonnay (15%), harmoniza muito bem em pratos de peixes com consistência e textura mais seca como um sirigado na brasa".

Luiz Argenta Jovem Gewurztraminer: "A leveza da casta que traz as notas florais e frutas de polpa branca como a lichia. Uma grande profusão de aromas. A boca delicada combina muito bem com filé de tilápia ou pratos leves como sushis, ou carpaccio de salmão".

Tabali Pedregoso Chardonnay: "Um chardonnay de clima frio como o Tabalí é sempre muito versátil para os pratos de peixe, tanto os mais gordurosos como o salmão ou mais estruturados como o sirigado".

Leia também | Cantora e compositora Joyce Moreno revive memórias em novo livro

Adega de Monção: "Um corte de Alvarinho com Trajadura, apresenta a ligação dos toques florais. Mas uma boca deliciosa, tanto para entradas como principais intensos, fazem do Adega de Monção um vinho alegre pela aromaticidade da Alvarinho, sem perder a consistência da acidez da região dos vinhos verdes faz um vinho versátil para harmonizações desde uma tilápia".

Amitié Pinot Noir: "Quem disseque vinho tinto não dá pra harmonizar com peixes? Esse Amitié da casta Pinot Noir, vivo como um branco, mas com taninos delicados e macios, que certamente encara boa parte de pratos, como o famoso bacalhau com natas".

Onde encontrar:
D'Vinos Wine Store
Onde: avenida Senador Virgílio Távora, 665 - Meireles
Mais informações: (85) 99111 6918 e @lojadvinos

Empório Delitália
Onde: avenida Desembargador Moreira, 533 – Meireles
Mais informações: (85) 3133 5000 e @emporiodelitalia

Brasil Bebidas
Onde: rua Torres Câmara, 585 – Aldeota
Mais informações: (85) 3224 4488 e @brasilbebidasoficial

Grand Cru Fortaleza
Onde: Shopping Jd. Open Mall (av. Desembargador Moreira, 1041 – Aldeota)
Mais informações: (85) 3244 3691 e @grandcrufortaleza

Acompanhe ainda: Sindimuce faz campanha para os músicos cearenses


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vinho semana santa páscoa ceia de páscoa como escolher vinho vinhos para peixes harmonização de vinhos dicas de vinhos lista de vinhos

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar