Escritor cearense lança livro infanto-juvenil sobre a cultura negra

Em comemoração à Data Magna, 25 de março, dia em que é celebrado a libertação dos negros escravizados no Ceará, Vinícios Ferraz lança o livro "A decisão do Rei"

O escritor Vinícios Ferraz lança o livro "A decisão do Rei - sobre a passagem de Obatalá - o bem na terra", uma obra de literatura infantil que contempla a cultura negra. O autor cearense realizará uma live de lançamento, através do Facebook, na Data Magna, 25 de março, celebrando a libertação dos negros escravizados no Ceará.

O livro infanto-juvenil conta a história do rei africano Okan e seu povo, quando eles descobrem que irão receber o Criador em sua cidade. Para os povos Yorubás, Obàtàlá é o pai da criação e simboliza a luz, a paz e o bem. Com a obra, Vinícios busca combater a intolerância religiosa e estimular as crianças e suas famílias a compreender e respeitar a diversidade de crenças e fé, enquanto promove o protagonismo negro. “É um livro que trata da condição humana, que faz com que as pessoas reflitam sobre seus valores”, disse ele.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia também | Confira opções de ovos de páscoa unem criatividade e tradição

A história do reino africano também auxilia os educadores a ensinar as contribuições dos povos de matriz africana na formação cultural do Brasil, com base na lei 10.639/03 alterada pela lei 11.645/08, de que a história e cultura afro-brasileira e indígena sejam conteúdos obrigatórios na proposta pedagógica da Educação Básica das escolas públicas e particulares do País.

“Apesar da contribuição dos povos de matriz africana na cultura brasileira, acontece um estranhamento por parte das escolas, dos professores, por parte da cultura hegemônica, em contemplar essa diversidade cultural nos currículos escolares, ainda há muito preconceito”, afirma o autor. Ele conta que parte dos livros será doada a comunidades de terreiros, movimentos sociais e a bibliotecas escolares, recebendo orientações sobre como conduzir a reflexão trazida no livro.

Leia também | Vendedor de tapioca da Uece volta às atividades após um ano

A data de lançamento foi pensada por Vinícios, já que em 25 de Março é celebrada a Data Magna, quando foi instituído o fim da escravidão no Ceará, quatro anos antes da lei Áurea no Brasil, em 1888. Através de uma live no Facebook, a obra será lançada às 19h no perfil do autor. O livro “A decisão do Rei” é apoiado pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, através da Lei Aldir Blanc.

Vinícios Ferraz é natural de Fortaleza, Ogan, escritor e educador de crianças pequenas. Além de “A decisão do Rei”, ele também escreveu "Bernardo sob o Céu Estrelado" e "Tem Índio pra todo Lado", publicados pela Editora Brasil Tropical, no ano de 2018. Outros livros infantis do autor estão em processo de edição.

Serviço:
Lançamento do livro "A decisão do Rei"
Quando: quinta, 25, às 19 horas
Onde: Facebook do autor
Mais informações: 99634 1088

Acompanhe ainda: Sindimuce faz campanha para os músicos cearenses


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

literatura literatura infantil literatura infanto-juvenil literatura negra literatura cearense data magna intolerancia religiosa

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar