Pela primeira vez, diretores de Hollywood indicam duas mulheres para seu maior prêmio

Chloe Zhao, de "Nomadland", e Emerald Fennel, de "Promising young woman", foram nomeadas ao prêmio principal da Associação de Diretores da America

Um ano depois de retirarem as mulheres de sua lista de melhores, os diretores de Hollywood incluíram, nesta terça-feira, 9, duas diretoras entre as cinco indicadas ao seu maior prêmio, pela primeira vez em sete décadas de história da premiação.

Leia também | Documentário conta história do Reisado do Sítio São Joaquim, patrimônio de Senador Pompeu

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A diretora de "Nomadland", Chloe Zhao, e a diretora de "Promising Young Woman", Emerald Fennel, tornaram-se a nona e décima mulheres a serem nomeadas ao prêmio principal da Associação de Diretores da America (DGA, sigla em inglês). "Parabenizo nossos cinco indicados, cujos filmes diversos e extraordinários incorporaram esse poder universal em um ano que nunca será esquecido", declarou o presidente da DGA, Thomas Schlamme, em comunicado.

Zhao, nascida em Pequim, e a britânica Fennell estão acompanhadas nessa lista por Lee Isaac Chung, que se inspirou na história de sua família de imigrantes coreano-americanos para seu aclamado drama "Minari". A categoria é encerrada por David Fincher, com "Mank", uma releitura da era de ouro de Hollywood, e Aaron Sorkin, com seu drama judicial ambientado na década de 1960 "Os 7 de Chicago".

Leia também | O que conversar no Tinder? Conheça os diretores de cinema mais citados na plataforma

Leia também | "O Gambito da Rainha" ganhará adaptação para teatro musical

Os prêmios DGA são um indicador importante para o Oscar de melhor diretor. Apenas uma mulher - Kathryn Bigelow - levou o troféu até o momento, e também se consagrou como a única diretora a ganhar um Oscar, com "Guerra ao Terror" em 2009.

No ano passado, todos os grandes prêmios, incluindo os DGAs e o Oscar, não tiveram competidoras femininas na categoria de direção, após a notável ausência de Greta Gerwig com seu aclamado "Adoráveis Mulheres". A indústria de Hollywood tem sido objeto de críticas crescentes nos últimos anos por sua falta de diversidade.

A DGA também anunciou nesta terça-feira os cinco primeiros indicados na categoria de diretor revelação, que também contou com a participação das cineastas Regina King, por "One Night in Miami", e Radha Blank, por "The Forty-Year-Old Version". Os vencedores do DGA serão anunciados em um evento virtual privado no dia 10 de abril, duas semanas antes da cerimônia do Oscar, adiada este ano devido à pandemia. (AFP)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Nomadland chloe zhao emerald fennel promising young woman oscar dgas cinema vida e arte

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar