PUBLICIDADE
Vida & Arte
Noticia

Dia Internacional da Mulher: confira espetáculos virtuais que fazem alusão à data

No Dia Internacional da Mulher, que acontece hoje, 8, várias apresentações de artes cênicas acontecem para refletir sobre o espaço feminino na sociedade

10:00 | 08/03/2021
Romina Noelia Sanchez apresenta '3 mulheres 1 caminho' nesta segunda-feira, 8 de março (Foto: Divulgação)
Romina Noelia Sanchez apresenta '3 mulheres 1 caminho' nesta segunda-feira, 8 de março (Foto: Divulgação)

As primeiras semanas de março sempre são focadas no Dia Internacional da Mulher, que acontece no dia 8. Todos os anos, estabelecimentos comerciais, equipamentos culturais e artistas se mobilizam em eventos para discutir o espaço feminino em vários setores da sociedade. Em 2021, será a primeira vez que a data ocorre durante o isolamento social rígido para conter a disseminação do coronavírus. Por isso, as iniciativas se adaptaram e, agora, serão exibidas em formato virtual.

Com o objetivo de celebrar e refletir sobre o papel da mulher em diversos contextos, O POVO preparou uma lista de espetáculos que fazem alusão à data.

Violência contra a mulher em Nelson Rodrigues

Com fragmentos de peças do dramaturgo Nelson Rodrigues (1912 - 1980), a performance “Dominó Performativo: Violência e Feminicídio no Teatro de Nelson Rodrigues e no Brasil” busca discutir as situações de violência e feminicídio representadas nas personagens dos textos “rodrigueanos”.

O evento, que acontece nesta segunda-feira, 8, às 18 horas, terá a estrutura de um jogo de dominó. Duas atrizes irão convidar cinco jogadores da plateia. Em formato de “círculo”, uma pessoa ficará no centro, enquanto os outros estarão ao seu redor. O conteúdo foi idealizado por Juliana Carvalho.

Quando: segunda-feira, 8, às 18 horas
Onde: no Google Meet

Leia também | Veja o que chega ao catálogo do Amazon Prime Video em março

Palhaçaria feminina

A Mostra de Palhaçaria Feminina do Ceará acontece entre segunda-feira, 8, e 28 de março, em formato virtual. Com acessibilidade em libras, o evento tem o objetivo de refletir sobre o papel da mulher na dramaturgia por meio de bate-papos, espetáculos e depoimentos de artistas.

Por meio da curadoria de Samia Bittencourt e Carolina Holanda, a programação estreia com apresentação de Romina Noelia Sanchez. Hoje, às 18 horas, ela traz três personagens cotidianos em seu período de isolamento social. Em uma casa com outras mulheres, revela as subjetividades de cada uma e os dramas compartilhados durante a pandemia.

Quando: segunda-feira, 8, às 18 horas
Programação: bate-papo “O que é Palhaçaria Feminina?”, com Andrea Vasconcelos, Carolina Holanda, Samia Bittencourt e Teresa Ricou; depoimento de Cida Vilar; e novela “3 Mulheres 1 Caminho” (capítulo 1), com Romina Noelia Sanchez
Onde: no canal do Youtube do Cineteatro São Luiz 

Leia também | Mostra de Palhaçaria Feminina do Ceará inicia programação nesta segunda, 8 de março

Criação por mulheres

Desde domingo, 7, o Coletivo Arremate está com o espetáculo “Entre nós: em casa” disponível no canal do Youtube do Centro Dragão do Mar e Cultura. O grupo de teatro feminista, formado por cearenses, foca nas pressões que as mulheres sofrem durante o isolamento social.

Cuidados com a estética, as obrigações do lar, a saúde mental, a violência doméstico e os relacionamentos amorosos são debatidos a partir da perspectiva do distanciamento. O espetáculo é uma versão adaptada do “Entre nós: buzinas, chicotes e ácidos”.

Além disso, a dançarina Janaína Bento apresenta “Toada”. Nesta obra, ela seleciona movimentos de outros artistas para transformá-los em algo novo. Evento acontece na terça-feira, 9, às 19 horas

Quando: “Entre nós: em casa” disponível desde domingo, 7; e “Toada” a partir de terça-feira, 9, às 19 horas
Onde: “Entre nós: em casa” no canal do Youtube do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura; e “Toada” no perfil do Instagram @dragaodomar

Parto

Ser pressionada para engravidar é uma experiência que quase todas as mulheres brasileiras já devem ter passado. Por isso, o espetáculo “Parto” conta a história de diferentes experiências de personagens femininas. Por meio de relações distintas com a maternidade, a performance busca compreender sentimentos que são pouco discutidos.

Com direção de Natasha Corbelino e atuações de Dani Câmara, Karla Muniz, Laura Nielsen, Paula Furtado e Sara Hana, o conteúdo estará disponível on-line nesta segunda-feira, 8, às 17 horas.

Quando: segunda-feira, 8, às 17 horas
Onde: no canal do Youtube da Ocupação Ovárias
Mais informações: no perfil do Instagram @par.to_