Projeto audiovisual homenageia musicalidade da Umbanda

A série "Ponto-Cantado", da produtora Peixe-Mulher, estreia hoje, 21 de janeiro, no Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

A relação entre umbanda e música é inseparável. Nas melodias e nas letras, a religião transmite suas tradições. As canções, chamadas de “pontos cantados”, registram histórias e homenageiam entidades ou falanges espirituais. A partir desta maneira de resistir ao tempo, a produtora Peixe-Mulher lança a série “Ponto-Cantado” nesta quinta-feira, 21, às 20 horas.

O projeto audiovisual, que tem como objetivo honrar a musicalidade presente no movimento religioso, estreia no Dia Nacional do Combate à Intolerância Religiosa. “A data foi escolhida propositalmente. Denúncias de intolerância religiosa cresceram muito no Brasil com a chegada de um governo conservador. Nem a pandemia deu trégua para a intolerância religiosa”, explica a diretora do conteúdo e jornalista, Renata Monte. “Falar sobre e assumir-se umbandista hoje são atos políticos”, defende.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia também | Na figura do papangu, cantora cearense Soledad apresenta videoclipe de "2013"

O trabalho, dividido em cinco episódios com entrevistas e sessões sonoras, será divulgado semanalmente, às quintas-feiras, no canal do Youtube da Peixe-Mulher. Entre os artistas convidados, estão Lorena Nunes, Vic Andrade, Gil Pereira, Telma Lima e Bruno Esteves. A primeira edição terá participação de Silvero Pereira, que homenageia o orixá Exu e a entidade espiritual Pombagira.

“Os convidados foram escolhidos a partir das próprias relações que eles têm com a Umbanda. Todos são de terreiro ou possuem uma ligação com aquela determinada falange ou entidade. Silvero, por exemplo, tem o símbolo de Exu tatuado no braço. Lorena tem uma relação forte e familiar com a Mãe Maria”, explica.

Leia também | Billie Eilish e Rosalía lançam videoclipe para episódio especial de "Euphoria"; veja

A ideia para o projeto surgiu pela vontade de Renata Monte de desenvolver iniciativas artísticas relacionadas às religiões de matriz africana. “Acho que por enxergar semelhanças entre a arte e a ritualística dessas crenças”, afirma. O plano se concretizou tempos depois com o fomento da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor).

Ela ainda pretende realizar uma segunda temporada. “Nossa ideia é expandir as linhas de trabalho da Umbanda, abordar outros orixás, entidades e artistas. Talvez Ogum, iansã, marinheiros, boiadeiros… No futuro, a inspiração vem”, devaneia.

Leia também | Fernanda Abreu celebra 30 anos de carreira com novo DVD

“Ponto-Cantado”, além de ser dirigido por Renata Monte, conta com direção musical da ogã e percussionista Luana Caiubi. O trabalho estará disponível na internet com o objetivo de alcançar públicos diversos.

Antes do lançamento da série, a Peixe-Mulher realiza uma transmissão ao vivo com o antropólogo e macumbeiro Jean dos Anjos. Sob o tema “Umbanda no Ceará: Histórias e Narrativas”, ele percorre o histórico dessa religião no Estado. Live acontece hoje, 21, às 19 horas, no perfil do Instagram @_peixemulher.

Ponto-Cantado

Quando: quinta-feira, 21, às 20 horas
Onde: no canal do Youtube da produtora Peixe-Mulher
Mais informações: no perfil do Instagram @_peixemulher

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

peixe mulher ponto cantado umbanda silvero pereira renata monte

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar