Participamos do

Curso em plataforma cearense online une Filosofia, amor e Beatles

Ministrado por Gustavo Chataignier, Os Beatles e a Filosofia acontecerá nos dias 19 e 26

Rádio, vinil, fita cassete, cds, mp3, pen drives e serviços de streaming. A música sempre esteve presente no cotidiano humano nas mais diversas culturas e é uma forma de compreender a sociedade. Os assuntos musicados variam com o tempo. Guerras, conflitos políticos, religiões e outros fatores influenciam o que entrará nas partituras de uma época, porém, há canções atemporais, como as de amor.

Os Beatles são conhecidos por diversos motivos: o som disruptivo, a sensibilidade abordada, a vida e morte de John Lennon e a suposta invenção do fanatismo no mundo da música. Nem a banda que revolucionou o cenário musical dos anos 60 fugiu do amor e marca diversas pessoas até hoje com títulos como All You Need is Love, Love me do e You've Got To Hide Your Love Away.

Sob esse contexto, nasce o curso online Os Beatles e a Filosofia, ministrado pelo doutor em Filosofia pela Universidade de Paris 8, Gustavo Chataignier, que também leciona a disciplina de mesmo nome da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Nos dias 19 e 26 de novembro, das 19h30min às 21 horas, por R$ 70 para profissionais e R$ 40 para graduandos, será possível estudar Filosofia por meio de canções da banda britânica. Como ponto de partida, as aulas focam no amor e sua pedagogia - ora dura, ora prazerosa. As inscrições podem ser feitas por meio de um formulário.

As aulas são uma iniciativa do Incere (Centro de Referência à Infância), instituição interdisciplinar cearense que há 20 anos fornece atendimento psicológico e realiza atividades de ensino e pesquisa. “O curso Os Beatles e a Filosofia vem na interface de nosso interesse pela Filosofia (entender o desenvolvimento do pensamento ocidental e suas epistemes) e pela compreensão de que a formação da subjetividade tem tudo a ver com as construções culturais, o desenvolvimento de sensibilidades estéticas e do olhar político” informa Madalena de Queiroz, psicanalista membro da equipe interdisciplinar.

Alguns questionamentos trazidos à tona pelas temáticas do curso são como a expressão musical da banda foi capaz de atravessar gerações e se mostrar atual frente à subjetividade do século 21 e o que as produções dos Beatles poderiam revelar acerca de nós mesmos sob a luz da Filosofia? Além disso, a psicanalista analisa a potência da música enquanto instrumento terapêutico, especialmente em casos mais graves.

Chataignier conta que sempre foi um grande fã do quarteto e o mencionava com frequência em suas aulas de estética. Até que foi convidado para dar aulas na pós-graduação da PUC-Rio em 2012 sobre os Beatles à luz da Filosofia e suas classes foram conquistando cada vez mais espaço. “Há uma educação sentimental ao longo da carreira deles. Eles amadurecem e isso está nas canções, sem psicologismos, mas na análise das letras, da sonoridade… convida o sujeito a refletir” relata o professor.

Serviço


Os Beatles e a Filosofia
Datas: 19 e 26 de novembro
Horário: 19h30min às 21h
Inscrições até o dia 18 de novembro pelo formulário
Mais informações em incerecursos@gmail.com

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar