Participamos do

Pureza: Conheça o filme brasileiro que pode concorrer ao Oscar 2021

Protagonizado por Dira Paes, o enredo conta a história da luta contra a escravidão contemporânea no Nordeste

 

O filme "Pureza" conta a história real de dona Pureza Lopes Loyola, que desmascarou um esquema de trabalho escravo, no Maranhão. Estrelado por Dira Paes e dirigido por Renato Barbieri, o filme vem sendo destaque em premiações internacionais e levanta expectativas para uma possível indicação ao Oscar em 2021.

O enredo conta como Pureza Lopes Loyola, na busca por seu filho, que saiu de casa para aceitar uma proposta de emprego no garimpo, parou em uma fazenda de trabalho escravo, como cozinheira. A história mostra como ela consegue fugir da fazenda e iniciar uma luta diante das autoridades federais contra um sistema já estabelecido. O filme é distribuído pela O2 Filmes, produtora cofundada por Fernando Meirelles. Sobre o filme, o cineasta brasileiro comentou, no trailer: “ Urgente, emocionante”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 


Pureza já foi vencedor em prêmios como Melhor filme do júri popular Mercosul no FAM 2020 e no Grande Prêmio do Público no Rencontres du Cinema Sud-Américain, na França. Dira Paes foi vencedora do prêmio de melhor atriz, no Seattle Latino Film Festival e no Inffinito Film Festival de Miami e NY.

 

 

Como funciona a indicação de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar?

Diferente de outras categorias da premiação, as indicações para Melhor Filme Estrangeiro ocorrem por representatividade de cada país. Participam desta categoria filmes com 50% da duração total falada em língua não-inglesa.

Cada país indica um filme para disputar a categoria. Só então que estes passam por uma seleção da academia, que escolhem cinco para concorrer na premiação. Para que a obra concorra em demais categorias, precisa ficar em exibição por pelo menos sete dias em uma sala de cinema de Los Angeles.

LEIA MAIS | Candidatos" ao Oscar 2021 e novos membros: confira novidades da Academia de Hollywood

LEIA MAIS | Oscar 2021 é adiado para 25 de abril devido à pandemia


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar