PUBLICIDADE
Noticia

2° Anima Ceará começa nesta quinta-feira, 5, em formato virtual

O 2° Anima Ceará - Festival de Cinema de Animação, Game e Web acontece entre quinta-feira, 5, e domingo, 8, com transmissão ao vivo pelo Youtube

14:42 | 03/11/2020
"Mitologia Nordestina", de Alisson Pereira Flor (Foto: Divulgação)

Promover um espaço para a troca de conhecimento entre profissionais dos mercados de animação, game e web do Brasil. Esse é o principal objetivo do "Anima Ceará - Festival de Cinema de Animação", que realiza sua segunda edição entre quinta-feira, 5, e domingo, 8. Neste ano, o evento conta com uma programação virtual para se adaptar às medidas de distanciamento social do Estado. Toda a programação será transmitida gratuitamente pelos canais do Youtube do Cineteatro São Luiz e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

“Mesmo não nos encontrando, é importante realizar o evento por ser mais um espaço para a animação brasileira. Podemos conhecer os curtas brasileiros e trocar experiências. O interessante é que, agora, um maior número de pessoas do Brasil todo e do exterior poderá acompanhar o evento”, explica Telmo Carvalho, um dos fundadores do Núcleo de Cinema de Animação da Casa Amarela Eusélio Oliveira. Ele é um dos curadores ao lado de Mariana Medina, formada em Cinema, com especialização em Economia e Mercado do Cinema e do Audiovisual pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

Leia também | 30° Cine Ceará anuncia filmes selecionados para a Mostra Olhar do Ceará

A iniciativa terá webinar, bate-papo e workshop com o intuito de compartilhar saberes. Um dos destaques é o “Panorama e desafios da produção audiovisual de animação fora do eixo Rio-São Paulo”, que acontece no dia da inauguração, 5, às 15 horas. As convidadas Aline Belli, de Santa Catarina, e Íris Sodré, do Ceará, mostrarão a realidade do mercado, principalmente, nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Na sexta-feira, 6, também às 15 horas, uma conversa abordará a “Animação Cearense – Conhecendo a produção e os artistas do Ceará”. Neste momento, o diretor e animador, Bruno Brasil, e o publicitário, Clemente Maciel, apresentarão produções importantes do Estado.

Além disso, o festival realiza uma mostra competitiva de curta-metragem. Dos 114 filmes inscritos, 22 foram selecionados para serem exibidos em três sessões. “Para a mostra de curtas, procuramos escolher filmes de vários estados, com temáticas, estilos e técnicas diferentes, mostrando a diversidade da animação brasileira”, comenta Telmo Carvalho. A premiação, que ocorre no domingo, 8, às 20 horas, concede R$ 5mil em dinheiro para o vencedor da categoria “Melhor Curta-Metragem”. Essa avaliação também indica: “Melhor Roteiro”; “Melhor Trilha Sonora”; e “Melhor Filme Infantil”. O júri é composto três profissionais: Nathália Forte, produtora cearense; Carol Carlini, roteirista de séries e curtas animados; e Marcelo Marão, um dos animadores mais conhecidos do País.

Entre os destaques, estão o cearenses “Estou Mais Velha Longe de Casa” (2020), dirigido por Janaína Lacerda, e “Mitologia Nordestina” (2019), de Alisson Pereira Flor. Já “Vento Viajante” (2020) é uma produção do Espírito Santo realizada por Analúcia Godoi e por alunos do Projeto Animação Ambiental/IMA, de escolas municipais de Icapuí, no Ceará. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Santa Catarina, Bahia, Minas Gerais e Paraná também foram contemplados.

Leia também | Para todas as idades: saiba quais são os curtas selecionados para o 2° Anima Ceará

Programação completa

Quinta-feira, 5
9h às 19 horas- Mostra competitiva de curta-metragem
15 horas - Webinar “Panorama e desafios da produção audiovisual de animação fora do eixo Rio-São Paulo, mais especificamente a produção nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste”, com Aline Belli (SC) e Íris Sodré (CE)
20 horas - Debate com críticos de cinema e realizadores dos filmes da mostra competitiva. Mediação de Vinicius Bozzo (CE)

Sexta-feira, 6
9h às 19 horas - Mostra competitiva de curta-metragem
15 horas - Bate-papo “Animação cearense - Conhecendo a produção e os artistas do Ceará”, com Bruno Brasil (CE) e Clemente Maciel (CE)
20 horas - Debate com críticos de cinema e realizadores dos filmes da mostra competitiva. Mediação de Vinicius Bozzo (CE)

Sábado, 7
9h às 19 horas - Mostra competitiva de curta-metragem
15 horas - Bate-papo “Produzindo conteúdo audiovisual para diversas plataformas - Adaptando um livro para filme e jogo”, com Claudio Martins (CE) e Eduardo Peixoto (CE).
20 horas - Debate com críticos de cinema e realizadores dos filmes da mostra competitiva. Mediação de Vinicius Bozzo (CE)

Domingo, 8
15 horas - Workshop “Narrativa em games”, com Fred Honorato Reis (DF)
20 horas - Encerramento e premiação

2° Anima Ceará

Quando: de quinta-feira, 5, a domingo, 8
Onde: nos canais do Youtube do Anima Ceará, do Cineteatro São Luiz e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Mais informações: no perfil do Instagram @festivalanimaceara e no site oficial

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.