Participamos do

Documentário cearense "Soldados da Borracha" ganha dois prêmios na 9ª Mostra Ecofalante

Filme de Wolney Oliveira recebeu dois prêmios concedidos por votação do público. Obra conta história desconhecida de brasileiros que extraíram látex na região amazônica durante a 2ª Guerra Mundial, mas não receberam reconheicmento
16:50 | Set. 17, 2020
Autor João Gabriel Tréz
Foto do autor
João Gabriel Tréz Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Filme cearense que conta a história de heróis esquecidos do Brasil que até hoje esperam reconhecimento e reparação, "Soldados da Borracha", dirigido por Wolney Oliveira, venceu dois prêmios concedidos pelo público na 9ª Mostra Ecofalante de Cinema, evento que teve edição virtual em 2020.

Leia mais | Páginas Azuis com Wolney Oliveira: "Você tem que continuar acreditando"

"É uma experiência totalmente nova. É a primeira vez que um filme meu participa de um festival virtualmente. A 9ª Mostra Ecofalante de Cinema atingiu mais de 1300 municípios no Brasil todo e mais de 140 mil espectadores", ressalta Wolney, em entrevista ao O POVO. Pelos números obtidos pelo evento, os prêmios concedidos pelo público - melhor longa-metragem da competição latino-americana e melhor filme do festival - são ainda mais celebrados.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Ele concorria em uma categoria das categorias com oito longas, inclusive de grandes nomes como Petrus Cariry, Firmino Holanda e Lírio Ferreira, entre outros. Na outra, a gente tava competindo com mais de 40 longas de todas as mostras do festival. O público referendou, isso mostra a identificação com o filme", celebra o cineasta.

"Soldados da Borracha" conta a história de milhares de brasileiros que foram enviados à região amazônica pelos governos do Brasil e dos Estados Unidos durante a 2ª Guerra Mundial para extração de látex em uma forma de auxiliar no combate. A promessa era receber honrarias e aposentadoria equivalente a dos militares, por exemplo, mas muitos morreram na empreitada e os que resistiram seguem, empobrecidos, aguardando reconhecimento.

Confira o trailer do filme "Soldados da Borracha"

A repercussão do filme, ressalta Wolney, é importante por lançar luz em uma história desconhecida. "Infelizmente aconteceu um genocídio onde aproximadamente 30 mil soldados faleceram por um descaso do governo brasileiro, de Getúlio, e as reparações nunca chegaram", afirma. A inspiração de fazer um documentário sobre o tema veio a partir de série de reportagens especiais de autoria da repórter Ariadne Araújo publicadas em 2004 pelo O POVO. No mesmo ano, o cineasta dirigiu o média-metragem "Borracha para a Vitória", sobre o assunto. O processo do longa começou em 2012. 

A estreia oficial de "Soldados da Borracha" se deu na edição do ano passado do É Tudo Verdade, em abril, onde recebeu o prêmio de Melhor Documentário da Associação Brasileira de Documentários de São Paulo (ABD-SP). No 14º Festival Aruanda do Audiovisual Brasileiro, em João Pessoa, "Soldados da Borracha" saiu vencedor de cinco troféus, incluindo melhor longa pelo júri e pelo voto popular.

Premiados

O júri oficial da 9ª Mostra Ecofalante de Cinema, formado por Beth Formaggini (cineasta), Caru Alves (diretora, produtora e roteirista) e Kiko Goifman (antropólogo e diretor), escolheu o documentário "Indianara" como melhor longa da Competição Latino-Americana. "Estou Me Guardando para Quando o Carnaval Chegar" recebeu menção honrosa. Confira lista completa dos prêmios do evento no site

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar