PUBLICIDADE
Noticia

MIS abre comemoração pelos 40 anos a partir desta sexta, 11

| FórumMIS 40 anos | Iniciativa gratuita do Museu de Imagem e do Som do Ceará reúne importantes nomes da área em uma programação extensa durante todo o mês e o próximo, com temas de encontro já definidos

23:59 | 09/09/2020
Silas de Paula, atual diretor do MIS, abre programação, nesta sexta, 11, falando sobre "Educação na Arte e Arte na Educação" (Foto: Lia de Paula/Divulgação)
Silas de Paula, atual diretor do MIS, abre programação, nesta sexta, 11, falando sobre "Educação na Arte e Arte na Educação" (Foto: Lia de Paula/Divulgação)

A partir desta sexta-feira, 11, o Museu de Imagem e do Som do Ceará (MIS), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), movimentará uma série de conversas on-line que irão discutir temas voltados ao som, imagem e a produção de projetos artísticos em comemoração aos seus 40 anos. A programação continuará durante todo o mês e início do próximo, enquanto não inaugura seu espaço físico ao público.

Conforme a unidade, que revê seu papel de fomento à cultura e à arte, o FóruMIS 40, como a programação foi batizada, inicia um processo de reflexão sobre os novos tipos de entrosamento entre as artes e suas plataformas, permitindo novas leituras e percepções dos diversos meios em que se produz e se dá o processo artístico.

As atividades serão sempre às terças e sextas a partir das 11 horas, através das redes sociais do Museu (Youtube e Instagram). Ainda em setembro, serão realizados sete encontros organizados por temas relacionados às áreas do museu.

O primeiro, dia 11, tem como tema "Educação na Arte e Arte na Educação" e contará com a presença do comissário do Plano Nacional das Artes, iniciativa conjunta do Ministério da Cultura e da Educação de Portugal, o curador e ensaísta, Paulo Pires do Vale, e Silas de Paula, fotógrafo, professor, doutor em Media Studies pela Loughborough University e atual diretor do MIS, mediados pela curadora Rosely Nakagawa.

Na terça-feira, 15, a conversa será sobre "Arquivo Público e Memória Coletiva" e terá a participação de Daniel Sosa, diretor criador do Centro de Fotografia de Montevideo, no Uruguai e do fotógrafo cearense, Tiago Santana, mediados pela Rosely Nakagawa.

Já no dia 18, sexta-feira, o professor da Johns Hopkins University e atual gestor de acervos do Instituto Moreira Salles, Millard Schisler, irá conversar sobre "Acervo Digital - Armazenamento e Preservação Digital" com a pesquisadora e restauradora Patrícia de Filippi, que coordenou por 15 anos o laboratório de restauração da Cinemateca Brasileira/MinC e atualmente é consultora na área de Acervos do MIS Ceará, mediados por Rosely Nakagawa.

No dia 22, às 11 horas, a atividade terá como temática "A Imagem do Som e o Som da Imagem", com o engenheiro de som e um dos principais nomes da mixagem e sonorização para cinema e vídeo, José Luiz Sasso e Daniel Sasso, gerente técnico dos Estúdios JLS, pesquisador e produtor do som, especialmente na área de Experiências de Áudio Imersivo em games, vídeos e experiências em realidade virtual. Mediados por Patricia de Fillipi, esse encontro une duas gerações que pesquisam o som em experiências analógicas e digitais e são referências nacionais na mixagem, sonorização e restauração sonora.

Já na sexta-feira, 25, Rafael Coutinho, designer e criador da Feira Des.Gráfica e Vicenzo Pegado, UXDesigner, irão conversar sobre "Narrativa Sequencial, Games, Desenhos Gráficos" e as experiências da Feira Des.Gráfica, mediados por Rodrigo Costa Lima, designer, pesquisador gráfico e um dos colaboradores do MIS Ceará.

Na última semana de setembro, no dia 29, o antropólogo, documentarista Franco-Brasileiro e Indigenista, Vincent Carelli, irá conversar com a curadora e fundadora da Associação Videobrasil, Solange Farkas, sobre "Novas Mídias no Eixo Sul", onde ambos já realizam importantes trabalhos audiovisuais no Eixo Sul, importante eixo geopolítico, que por muito tempo foi tido como um espaço periférico de saberes.

Em outubro, a primeira conversa do Fórum já está agendada para o dia 2 de outubro, onde a curadora da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian Ana Barata, e o curador da Biblioteca de Fotografia do Instituto Moreira Salles da Avenida Paulista, o IMS Paulista, Miguel Del Castillo, irão falar sobre "Políticas de Acesso à Biblioteca de Arte", mediados pela curadora Rosely Nakagawa.

As demais conversas que irão compor o Fórum até dezembro de 2020, serão divulgados através do site do MIS/SIM Ceará, www.mis-ce.art.br, e dos seus canais no YouTube e redes sociais.

SERVIÇO

FóruMIS 40 anos

Quando: 11 de setembro a 02 de outubro

Local: Youtube do MIS Ceará (http://bit.ly/YoutubeMISce)

Gratuito

Mais informações: www.mis-ce.art.br