Participamos do

"Voz Ativa 2020": rapper Dexter lança releitura de música dos Racionais MC's

Dexter, Djonga, Coruja BC1, DJ KL Jay E DJ Will participam da adaptação "Voz Ativa 2020", que teve seu lançamento nesta sexta-feira, 21
14:33 | Ago. 21, 2020
Autor Clara Menezes
Foto do autor
Clara Menezes Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Entre 1992 e 2020, como o Brasil mudou? No novo clipe do rapper Dexter, com participação Djonga, Coruja BC1, DJ KL Jay e DJ Will, é possível refletir que tudo ainda parece igual há três décadas. A música “Voz Ativa”, de autoria dos Racionais MC’s, foi escrita em um período que a Zona Sul de São Paulo era considerada o lugar mais violento do mundo, segundo a Organização das Nações Unidades (ONU). Vinte e oito anos anos depois, o País ainda reflete o racismo: 75% das vítimas de homicídio são pessoas negras, de acordo com o Atlas da Violência 2019, publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

A canção perpassa temas que se mantêm até os dias atuais: uma sociedade racista, a violência policial e o movimento negro que diariamente luta contra o contexto em que metade da população está inserida. “Mais da metade do País é negra e se esquece que tem acesso apenas ao resto que ele oferece. Tão pouco para tanta gente, tanta gente. Tanta gente na mão de tão pouco. Geração iludida uma massa falida de informações distorcidas subtraídas da televisão”, entoa o rap.

Leia também | BTS divulga novo single todo em inglês; assista ao videoclipe

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A letra é um símbolo da resistência. “Chega de festejar a desvantagem e permitir que desgastem a nossa imagem. Descendente negro atual. Tamo junto Brown. Não sou complexado e tal, apenas racional. É a verdade mais pura. Postura definitiva. A juventude negra agora tem voz ativa”, demonstra a música.

O fim do videoclipe mostra a relação dos participantes da releitura com a canção. Eles comentam brevemente sobre as memórias afetivas que o grupo Racionais MC’s evoca. “Eu vivi muita coisa e conquistei muitas coisas também. Mas, sem dúvida alguma, nenhuma foi tão especial como ter sido convidado para a releitura de um dos maiores clássicos do maior grupo de Rap da nossa história”, afirma Coruja BC1 em suas redes sociais.

Leia também | Do jazz à cultura popular, confira as lives deste fim de semana

“Voz Ativa” foi lançada pela primeira vez pelos Racionais MC’s em 1992. A produção integra uma das faixas de “Escolha o seu caminho”, segundo álbum de estúdio da banda de rap.

Confira o vídeo:

Vida&Arte Podcast

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar