Participamos do

Exposição "Perto da Terra" estreia em galeria virtual do Cineteatro São Luiz

Fotógrafo Iago Barreto apresenta olhar sobre os afetos entre povos indígenas do Ceará. Estreia acontece nesta sexta-feira, 21 de agosto, às 18 horas.
16:46 | Ago. 19, 2020
Autor Luiza Ester
Foto do autor
Luiza Ester Repórter do núcleo de Cultura e Entretenimento do O POVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

“Perto da Terra” traz acervo documental do fotógrafo Iago Barreto, com registros feitos durante assembleias, marchas e ocupações indígenas no Ceará. A exposição estará disponível a partir desta sexta-feira, 21 de agosto, às 18 horas, na galeria virtual do Cineteatro São Luiz.

Para Iago Barreto, as fotografias capturam maneiras de se ter afeto em meio às lutas. “Embora sejam todos guerreiros de uma guerra secular, são os afetos que continuam a crescer mesmo em um cenário desolado, sendo sementes para florescer esperança.”

Leia também | Documentário sobre Haroldo Serra ganha exibição on-line na quinta, 20

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Historicamente, os povos indígenas lutam pela regularização dos seus territórios e por políticas públicas eficazes. Segundo a Federação de Povos e Organizações Indígenas do Ceará (Fepoince), a maior parte das populações indígenas no Estado está concentrada em pequenos territórios ou em retomadas.

Exposição mostra registros de amigos e de pessoas do convívio do fotógrafo, arte-educador, artista e comunicador comunitário cearense. Indigenista desde 2012, Barreto atua junto ao Museu Indígena Tremembé, a Escola de Cinema Indígena Jenipapo-Kanindé e a Comissão de Juventude Indígena (Cojice). Foi curador da primeira exposição multiétnica de fotógrafos indígenas do Ceará: “Nas aldeias: o cotidiano sob o olhar da juventude indígena do Ceará”, realizada por jovens artistas tapebas, jenipapos-kanindé, tabajaras, tremembés, kanindés e pitaguarys.

Dia 22 de agosto é comemorado o “Dia da Cultura Popular”. Estreia de “Perto da Terra” integra a programação on-line deste mês do Cineteatro São Luiz em celebração à data. Galeria virtual do equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) já recebeu em agosto a exposição “Mestres & Contos – Cultura Popular como Linguagem Transversal entre os povos”, do fotógrafo paraibano Thiago Nozi.

Serviço

Estreia da Exposição “Perto da Terra”, de Iago Barreto
Quando: 21 de agosto, às 18 horas
Onde: Galeria virtual do Cineteatro São Luiz

Vida&Arte Podcast

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar