Participamos do

"Nazarea": festival online reúne artistas da cultura hip hop de Fortaleza

É a segunda edição do festival, organizado pelo projeto cearense Hip Hop Fortal. Evento acontece no dia 26 de agosto e contará com apresentações do Nego Gallo, Doiston, Carolina Rebouças, Má Dame, Mateus Fazeno Rock e Bakkari
11:44 | Ago. 17, 2020
Autor Gabriela Feitosa
Foto do autor
Gabriela Feitosa Estagiária do O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A segunda edição do Festival Nazarea, organizado pelo portal de notícias e mídia cearense sobre cultura hip hop, o Hip Hop Fortal, acontece no próximo dia 26 de agosto, reunindo artistas como Nego Gallo, Doiston, Carolina Rebouças, Má Dame, Mateus Fazeno Rock e Bakkari. As apresentações ao vivo serão transmitidas pelo canal do projeto no YouTube, a partir das 18 horas.

"Há dois anos, estava ouvindo sons aqui da Cidade, porém, o reconhecimento era muito baixo. O Hip Hop Fortal nasceu nos últimos meses de 2018, com esse propósito de a gente valorizar mais a nós mesmos, motivar a cena e se profissionalizar, expandir a cultura hip hop e amadurecer mais nossa arte", conta Johnny Santos, um dos criadores do portal ao lado de Vinícius Pires. Os dois jovens, a partir de então, somaram forças com outros amigos e juntos vem tocando o projeto, que vem alcançando um bom público nas redes sociais e realiza agora a segunda edição do festival. "Hoje temos nossa equipe: Naryane Gomes, comunicadora e fotógrafa, Erick Bezerra, design e criador da KatHead e o Josias Gabriel, operador de câmera e diretor de fotografia", explica John.

LEIA TAMBÉM | Músico Negocassio lança single pelo selo Produtos do Morro Rec

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O primeiro Festival Nazarea, que aconteceu em junho, também contou com a participação dos artistas Mateus Fazeno Rock e Bakkari. Dessa vez, os dois estarão ao lado de outros nome da cena cearense: Doiston, Carolina Rebouças, Má Dame e o veterano Nego Gallo. De acordo com Johnny, o retorno do público foi importante para firmar o festival, que deverá acontecer presencialmente assim que tiverem a oportunidade. "As pessoas estavam elogiando, assistindo, interagindo na live. Teve mãe de artista que colocou a TV na rua para assistir a live do filho", conta o jovem emocionado.

"Mais profissionalismo" é a pedida do Hip Hop Fortal para essa segunda edição. "Juntamos artistas que tínhamos em mente e outros que foram pedidos (pelo público) em pesquisas que a gente fez", acrescenta John. A ideia é que o público interaja durante todo o festival, com perguntas e comentários. Para custear o projeto e os artistas, os organizadores irão deixar um Qr Code na tela caso alguém queira fazer uma doação. Nesses tempos de pandemia, muitos artistas estão fazendo da mesma maneira. " A gente sempre pensou em um evento que juntasse artistas em alta na cidade com artistas que estão começando. o intuito é sempre de somar, motivar e dar oportunidade para artistas locais", conta John.

"A cultura gera emprego, realiza sonhos e abre caminhos"

Para o futuro, o plano é realizar o Festival Nazarea presencialmente, "com todas as vertentes da cultura hip hop presente", para além do rap. Falar sobre qualquer tipo de cultura é indispensável, nas palavras de John, jovem de 22 anos. E falar sobre cultura hip hop é ainda um desafio em Fortaleza, onde a população negra é excluída dos debates que movem a cidade. "É uma forma de reconhecer, ter posicionamento e voz nesse momento", argumenta. E é isso que vem movendo o grupo do Hip Hop Fortal: falar sobre cultura e a transformação através dela. "A cultura gera emprego, realiza sonhos e abre caminhos. A cultura sendo trabalhada nas favelas é muito mais eficiente que aquelas operações homicidas", encerra Johnny.

É para essa Fortaleza, a da periferia, que Nego Gallo promete cantar na live. Ao O POVO, o rapper, que voltou à cena com o disco “Veterano”, contou que é sua primeira vez fazendo uma apresentação nesse formato. Ele vem acompanhando algumas lives, mas não escondeu o nervosismo e animação. “Eu vou levar cinco faixas de Veterano. A ideia é ter um espaço para que a gente possa trocar uma ideia. Tô nervoso porque nunca fiz assim, mas quero compreender como é”, disse Gallo.

De início, o convite para a live incluía somente o artista, mas, a partir das conversas com a organização do Hip Hop Fortal, acharam que seria ainda mais incrível chamar outros músicos. Assim nasceu a segunda edição do Festival Nazarea. “Senti necessidade de ampliar. É um tempo reduzido para cada artista, mas é legal ter um apanhado sobre a cena, muita gente falando sobre fortaleza. Cada um tem seu olhar sobre a cidade”, aponta o rapper. Gallo ainda lembrou que o público pode ajudar os artistas através de doações e ressaltou a importância dessas iniciativas nesse contexto de pandemia, onde ele contou estar aproveitando o máximo para produzir. “Quando a gente não acha mais sentido nas coisas, a arte dá. Que seja um momento para a periferia, para Fortaleza”, concluiu.

Serviço

Quando: 26 de agosto, às 18 horas
Onde: Youtube (canal Hip Hop Fortal)
Atrações: Nego Gallo, Doiston, Carolina Rebouças, Má Dame, Mateus Fazeno Rock e Bakkari
Clique aqui para se inscrever no canal e acompanhar o festival 
Clique aqui para acessar o Instagram do projeto 

LEIA TAMBÉM | Veterano, do rapper Nego Gallo, volta os olhos e as rimas para a “Fortaleza real” 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar