Participamos do

Artista Assis Filho cria escultura de Mário Gomes, poeta e personalidade conhecida de Fortaleza

Produção autoral e feito de resina poliéster e carga mineral, "Drama Humano" apresenta a cabeça do poeta em tamanho real encarando a si mesmo. Escultura está à venda
17:48 | Jul. 02, 2020
Autor Natália Coelho
Foto do autor
Natália Coelho Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Poeta andarilho do Centro de Fortaleza e símbolo conhecido por descansar pela Praça do Ferreira e pela noite do Dragão do Mar, o escritor Mário Gomes é símbolo do imaginário dos fortalezenses. A essência livre do autor, bem como suas reflexões existenciais, foram pressupostos que deram vida à obra “Drama Humano”, escultura feita por Assis Filho.

Produção autoral feita de resina poliéster e carga mineral, “Drama Humano” apresenta a cabeça do poeta em tamanho real encarando a si mesmo. “O meu trabalho se baseia no meu cotidiano no que é comum. Uma coisa que eu gosto muito de fazer era de ir pro centro — porque moro perto — e gastava tempo observando as pessoas, o que tava ao meu redor. O Mário é uma figura que sempre me chamou atenção.” explica, ressaltando que a proposta é seguir retratando personalidades de Fortaleza.

A partir de pesquisas e de conversas com pessoas próximas ao poeta, Assis ressalta que foi mudando sua percepção sobre o autor, bem como sua noção de liberdade. O projeto levou cerca de um mês de trabalho para ficar completo.

“Ter alguém que ao mesmo tempo quer liberdade, mas paga um preço tão alto, é uma história de filme. Eu via muito ele pelo Centro, principalmente na Praça do Ferreira e pelo Dragão do Mar, sábado à noite. Ele passava, via ele no banco com outras pessoas. Era muito estranho você ir pra rua e não encontrar o Mário Gomes. Quando eu penso em Fortaleza, ele me vem à memória”, destaca Assis, explicando que, para além da escultura de rosto, seu desejo é fazer uma obra de corpo inteiro de Mário Gomes para ser colocada na Praça do Ferreira ou no Dragão do Mar.


A partir do molde, foram produzidas seis cópias da escultura — além da produzida para o próprio escultor. Cada peça está à venda por R$ 7 mil, e interessados pela obra podem entrar em contato com o escultor pelo Instagram @assissculptor ou pelo site www.assisfilhoart.com.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Quem é Assis Filho e quem foi Mário Gomes

Assis é escultor figurativo realista e ressalta que sua produção como escultor começou ainda nas massinhas de modelar, de criança. Logo cedo, começou a seguir carreira, mantendo hoje um ateliê de escultura no Benfica, onde produz sua arte e realiza workshops.

Mário Gomes é conhecido por poemas como o autobiográfico “Sou um Carrocho Vira Lata”, “Ação Gigantesca”, e vários outros, muitos disponíveis pela internet. A vida do autor foi contada pela jornalista Ethel de Paula no livro Mário Gomes, publicado pela editora Dummar. Filho de um motorista e uma costureira, o autor popular dedicou quatro décadas para as palavras. O andarilho morreu em 31 de dezembro de 2014.

LEIA MAIS | Mário Gomes: uma trajetória dedicada à poesia e à liberdade

“Minha casa é meu corpo, meu carro também. Moro dentro dos meus sapatos, ora! Meu nome é Pensamento!”, disse o autor, para a jornalista Ethel de Paula.

Ação Gigantesca

Beijei a boca da noite
E engoli milhões de estrelas.
Fiquei iluminado.
Bebi toda a água do oceano.
Devorei as florestas.
A Humanidade ajoelhou-se aos meus pés,
Pensando que era a hora do Juízo Final.
Apertei, com as mãos, a Terra,
Derretendo-a.
As aves, em sua totalidade,
Voaram para o Além.
Os animais caíram do abismo espacial.
Dei uma gargalhada cínica
E fui descansar na primeira nuvem
que passava naquele dia
em que o sol me olhava assustadoramente.
Fui dormir o sono da eternidade.
E me acordei mil anos depois,
Por detrás do Universo.


Mário Gomes

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar