PUBLICIDADE
NOTÍCIA

Planetário Rubens de Azevedo apresenta novo episódio online sobre os avanços do telescópio

O episódio "O Valor da Tecnologia" faz parte da iniciativa do Dragão do Mar, que tem o objetivo de disponibilizar conteúdos educativos sobre o espaço durante o isolamento social

13:48 | 12/06/2020
O Valor da Tecnologia mostra o avanço das imagens produzidas por telescópio (Foto: Divulgação)
O Valor da Tecnologia mostra o avanço das imagens produzidas por telescópio (Foto: Divulgação)

Atualizada às 10h59min do dia 18/06/2020

Por meio do telescópio, criado por Galileu Galileu ainda no século XVII, cientistas puderam aprofundar os estudos sobre o universo. O avanço tecnológico dessa ferramenta é o tema do episódio “O Valor da Tecnologia”, que será disponibilizado pelo Planetário Rubens de Azevedo, neste sábado, 13.

Atualmente, os novos telescópios são construídos com grandes espelhos baseado na tecnologia “óptica adaptativa”. Por meio dela, é possível corrigir distorções nas imagens astronômicas que anteriormente estavam presentes. Esses “olhos gigantes” foram instalados em montanhas muito altas e de clima seco, como o Monte Mauna Kea, no Havaí, e no Deserto do Atacama, no Chile. Os resultados dessas novas tecnologias foram de “tirar o fôlego”.

Mas quais são os alvos do telescópio? Entre buracos negros, galáxia, estrelas e planetas, essa ferramenta traz uma visão diferente para o que ninguém consegue ver a olho nu.

O "Valor da Tecnologia” é o terceiro episódio da série “De Olho no Céu”. Com sete partes, a produção foi desenvolvida pela Agência Espacial Europeia (ESA), pela União Astronômica Internacional (IAU) e pelo Observatório Europeu do Sul (ESO).

A iniciativa, realizada pelo Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, tem o objetivo de disseminar conteúdos educativos durante o período que o equipamento está fechado. As ações estão sendo divulgadas no site e nas redes sociais.

O Valor da Tecnologia

Quando: sábado, 13, às 11 horas
Onde: no site do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura