PUBLICIDADE
Noticia

Dicas de lives ver no fim de semana

Com cinema, artes visuais, música e bate-papo entre profissionais do setor cultural, a agenda de lives desse final de semana conta com uma variedade de formatos e linguagens

19:25 | 10/06/2020
Trem da Alegria foi um time que reunia jogadores de futebol e artistas
Trem da Alegria foi um time que reunia jogadores de futebol e artistas

Cineteatro São Luiz

"Trem da Alegria - Arte, futebol e ofício", dirigido por Francis Vale, é a próxima produção que será transmitida na Semana de Audiovisual Cearense, do Cineteatro São Luiz. O documentário conta a história do time "Trem da Alegria", que foi formado em 1975 por ex-jogadores profissionais e artistas. Entre confraternizações e festas, música e futebol, os integrantes mantinham os debates políticos, apesar do perigoso cenário da época. O filme entrevista diversos nomes importantes, como Moraes Moreira, Raimundo Fagner, Paulinho da Viola e Afonso Celso Garcia Reis (Afonsinho).

Quando: na quinta-feira, 11, às 20 horas

Onde: no site do Cineteatro São Luiz

Cineclube da Vila

Três curtas-metragem serão mostrados na nova edição de "Sessões da Quarentena": "Céu da Boca", "Yellow Fever" e "Pátria". Na quinta-feira, 11, o evento, promovido pelo Cineclube Vila das Artes, traz animações com temáticas sobre traumas existenciais para o debate. Depois da exibição dos filmes, as diretoras Amanda Treze (Céu da Boca) e Sunny Maia e Liv Costa (Pátria) participam de uma conversa ao vivo no Youtube. A live tem mediação de Carol Vieira, cineclubista integrada ao Cineclubes Organizados do Ceará (CicloCE).

Quando: quinta-feira, 11, às 17 horas

Onde: no canal do Youtube da Vila das Artes

#NaRedeComDragão

A "Mostra Nômade" é o tema da transmissão ao vivo que acontece nesta quinta-feira, 11, no Youtube. A exposição já compôs o acervo do Museu de Arte Contemporânea (MAC), do Dragão do Mar. Na data, artistas que participaram da mostra conversam sobre o assunto por meio da mediação da diretora do museu, curadora e pesquisadora, Cecília Bedê. Além disso, a live terá vídeos das obras. Já no sábado, 13, a exposição "O Valor da Tecnologia", do Planetário Rubens de Azevedo, estará disponível em formato online.

Quando: na quinta-feira, 11, às 15 horas, com "Mostra Nômade"; no sábado, 13, com "O Valor da Tecnologia"

Onde: "Mostra Nômade" no canal do Youtube do Dragão do Mar e "O Valor da Tecnologia", no site do Dragão do Mar

"Intervalo sem fim" é uma das obras da exposição online "Not Cancelled"

Not Cancelled

57 galerias de brasileiras de nove cidades diferentes se uniram para a exposição online "Not Cancelled" (em português, "não cancelado"). O evento tem duração de quatro semanas e conta com uma programação diária de palestras, bate-papos e visitas guiadas pelas obras. No total, 106 artistas estão apresentando suas produções. A edição virtual foi uma iniciativa da galerista Karla Osorio Netto, que conta com a parceria de galerias consagradas e emergentes no mercado nacional. A "Not Cancelled" já foi lançada na Rússia e em Tóquio.

Quando: de quarta-feira, 10, até 8 de julho

Onde: no site da Not Cancelled

Linn da Quebrada
Linn da Quebrada

Canal Brasil

O Canal Brasil convida artistas e outros profissionais para falarem sobre cultura nas redes sociais. Nesta semana, Andre Fischer e Fabio Audi já participaram. As transmissões ficam disponíveis por tempo indeterminado no perfil do Instagram @canalbrasil. Nesta quinta-feira, o cineasta Aly Muritiba fala sobre o filme “Nóis por Nóis”, que foi um dos destaques da mostra “Vida Negras Importam”. No sábado, a programação conta com Linn da Quebrada. A artista vai conversar com Simone Zuccolotto sobre sua carreira e também sobre a nova temporada de “TransMissão”, um talk show realizado por ela e por Jup do Bairro.

Quando: quinta-feira, 11, às 15 horas, com Aly Muritiba; sábado, 13, às 18 horas, com Linn da Quebrada
Onde: no perfil do Instagram @canalbrasil

Sons do Mercado

Os shows que antes aconteciam no Mercado dos Pinhões e no Mercado da Aerolândia agora ganharam um formato virtual. Os artistas selecionados e contratados por meio do Credenciamento de Artistas da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) se apresentam em suas redes sociais entre quinta-feira, 11, e sexta-feira, 12. O projeto "Sons do mercado" está realizando a segunda edição online.

Quinta-feira, 11

17 horas: Kiria Feitosa (@kiriafeitosa)

18 horas: Soul do Sertão (@souldosertao)

Sexta-feira, 12

17 horas: Keyliane Cristian e Leandro Azevedo (@keylianeeazevedo)

18 horas: Ellen Chelsea (@ellen.chelsea.brito)

19 horas: Jord Guedes (@jordguedes.oficial)

Onde: no perfil do Instagram de cada artista

A dupla Tiquequê é a atração infantil da programação semanal do Sesc
A dupla Tiquequê é a atração infantil da programação semanal do Sesc

Crianças #EmCasacomSesc

O Sesc realiza uma programação exclusiva para as crianças aproveitarem as transmissões ao vivo em família. No sábado, 13, a atração confirmada é a dupla Tiquequê, que adapta um de seus espetáculos infantis para o meio virtual. O repertório contará com músicas, como "Barulhinho, barulhão", "Bota ovo" e "Se eu fosse", além de outras canções recentes. O evento ainda terá brincadeiras e conversas para entreter os pequenos.

Quando: sábado, 13, às 12 horas

Onde: no canal do Youtube do Sesc São Paulo e no Instagram @sescaovivo

Vidal Assis traz músicas de sambistas negros para seu repertório
Vidal Assis traz músicas de sambistas negros para seu repertório

Música #EmCasacomSesc

Diariamente o #EmCasacomSesc conta com uma programação musical nas redes sociais da instituição. Nesta quinta-feira, 11, o cantor e compositor Vidal Assis apresenta o show "Negro Sambas". O evento conta com um repertório dedicado aos sambistas negros, como Cartola, Paulinho da Viola, Dona Ivone Lara e Jorge Aragão. Na sexta-feira, 12, a música fica por conta de Mahmundi. A principal atração da semana é Toquinho, que estará ao vivo no sábado, 13. Com mais de cinco décadas de carreira, é consagrado por dezenas de discos e centenas de composições.

Quando: quinta-feira, 11, às 19 horas, com Vidal Assis; sexta-feira, 12, às 19 horas, com Mahmundi; sábado, 13, às 19 horas, com Toquinho; domingo, 14, às 19 horas, com Rincon Sapiência

Onde: no canal do Youtube do Sesc São Paulo e no perfil do Instagram @sescaovivo

A contação de histórias do livro Família Mobília, de Tatiana Blass acontecerá na plataforma virtual do CCBB
A contação de histórias do livro Família Mobília, de Tatiana Blass acontecerá na plataforma virtual do CCBB

Centro Cultural Banco do Brasil

Diversas atividades culturais são promovidas online pelo Centro Cultural Banco do Brasil. Na quinta-feira, 11, o artista plástico Alexandre Mancini conduz uma visita à exposição “100 anos de AthosBulcão”. Entre painéis de azulejo, gravuras, pinturas e figurinos, os internautas podem ver a artes no meio virtual. Na sexta-feira, 12, o “Lugar de Criação” realiza uma oficina de fantoches para as criança aprenderem a fazer bonecos com os materiais disponíveis em casa, como tecidos e outros acessórios. No sábado, 13, haverá uma contação de histórias do livro infantil “Família Mobília”, de Tatiana Blass. Para finalizar a programação da semana, no domingo, 14, os pequenos podem se divertir e aprender criando um novo alfabeto a partir de antigos textos egípcios.

Quando: de quinta-feira, 11, a domingo, 14
Onde: nas redes sociais e no site do Centro Cultural Banco do Brasil

Karim Aïnouz é o último convidado do ciclo de conversas do projeto Anatomia do Filme
Karim Aïnouz é o último convidado do ciclo de conversas do projeto Anatomia do Filme

Anatomia do Filme

O cineasta Karim Aïnouz é o terceiro e último convidado do ciclo de tutores do Laboratório de Cinema do Porto Iracema das Artes a debater no "Anatomia do Filme". O evento, que acontece nesta quinta-feira, 11, discute um dos principais filmes do diretor, "O Céu de Suely". O longa-metragem conta a história de Hermila, uma mulher grávida de uma pequena cidade do Nordeste que, junto com o namorado, vai tentar a vida em São Paulo. Com intermediação do roteirista Yuri Peixoto, Karim Aïnouz apresenta detalhes de sua construção narrativa na obra. As duas primeiras edições do bate-papo, com Sérgio Machado e Armando Praça, respectivamente, estão disponíveis no canal do Youtube da escola.

Quando: quinta-feira, 11, às 17 horas

Onde: no canal do Youtube e na página do Facebook do Porto Iracema das Artes