Participamos do

Confiras lista de filmes e séries para entender aspectos históricos e sociais do racismo

Sabendo também do papel político e social da arte em estimular reflexões e contribuir com a educação social, o Vida&Arte separou lista de obras que são bons exemplos para conhecer personalidades negras, entender o racismo e compreender suas consequências
17:48 | Jun. 02, 2020
Autor Natália Coelho
Foto do autor
Natália Coelho Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A morte de George Floyd, segurança negro nos Estados Unidos na segunda-feira, 25, após abordagem policial violenta, em que um agente colocou o joelho sobre seu pescoço, causou revolta no país. Com mais de sete dias seguidos de protestos, manifestantes pedem justiça para o homem.

O caso trouxe à tona questões ainda não saturadas sobre racismo, violência policial e a incidência de mortes e agressões em relação a pessoas negras e pretas. Segundo informativo sobre Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil, divulgado em novembro de 2019, no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), negros têm 2,7 mais chances de serem mortos do que brancos.

Dessa forma, sabendo também do papel político e social da arte em estimular reflexões e contribuir com a educação social, o Vida&Arte separou lista de filmes e seriados que são bons exemplos para conhecer personalidades negras, entender o racismo e compreender suas consequências.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Branco Sai, Preto Fica (2014)

O filme brasileiro dirigido por Adirley Queirós baseou-se para seu título em uma frase proferida por policias após a invasão de um baile da periferia de Brasília, em meados dos anos 1980, episódio que termina com tiros e dois homens feridos. Anos depois, a história é revisitada quando um homem resolve reconstruir aquela noite. Com fotos originais, a trama mistura realidade, ficção e até ficção científica. A obra foi a grande vencedora do Festival de Brasília de 2014, recebendo onze prêmios.

Onde: na Netflix

Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016)

Acompanhando a infância, adolescência e vida adulta de Chiron, um homem negro que vive sob condições desumanas e precisa enfrentar obstáculos relacionados à sua raça e gênero em situações cotidianas. Dirigido por Barry Jenkins, o filme foi ganhador de três Oscars, inclusive Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator Coadjuvante - para Mahershala Ali -, sendo o único filme com o elenco inteiramente negro a ganhar a categoria principal.

Leia também | Crítica: “Moonlight: Sob a Luz do Luar”: O que constrói um homem

Onde: na Netflix

"Infiltrados na Klan" acompanha a história real de um negro e é dirigido por Spike Lee
"Infiltrados na Klan" acompanha a história real de um negro e é dirigido por Spike Lee (Foto: DIvulgação)

Infiltrado na Klan (2018)

A comédia dramática Infiltrado na Klan, que concorreu em seis categorias no Oscar de 2019, inclusive a de Melhor Filme, é dirigido pelo já consagrado diretor Spike Lee. A história acompanha a ardilosa missão de um homem negro que se infiltrou na Ku Klux Klan, grupo terrorista e defensor da supremacia branca nos Estados Unidos do anos 70, além de movimentos negros nos Estados Unidos. Baseado no livro autobiográfico “Black Klansman”, de Ron Stallworth, o longa é estrelado por John David Washington e ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.

Onde: Locação de filmes do Youtube e no Google Play

Cara Gente Branca (2017- )

A sátira da Netflix acompanha um grupo dos poucos estudantes negros de uma grande universidade estadunidense e seu dia a dia, que inclui, dentre outras situações, o racismo. Entretanto, o conflito aumenta quando os estudantes brancos da faculdade organizam uma festa com o tema “blackface” - quando pessoas brancas se pintam para satirizar pessoas negras -, estimulando a protagonista "Sam" White (Logan Browning) a criar um programa de rádio, nomeado de “Cara Gente Branca”. O seriado é dirigido por Tina Mabry, Barry Jenkins e Charlie McDowell e já tem três temporadas.

Onde: na Netflix

"Selma" é filme dirigido por Ava DuVernay, também conhecida pelo seriado "Olhos que Condenam", que aborda um caso de racismo
"Selma" é filme dirigido por Ava DuVernay, também conhecida pelo seriado "Olhos que Condenam", que aborda um caso de racismo (Foto: Divulgação)

Selma: Uma Luta pela Igualdade (2014)

No ano de 1964, o líder Martin Luther King (David Oyelowo) conquistou o Nobel da Paz, mas mesmo assim, afro americanos não conseguem ter direito ao voto nos Estados Unidos e negros seguem sendo mortos todos os dias. A trama acompanha a luta de King pela busca por direitos iguais, bem como para conter as mortes de negros no sul do país. Após a recusa de ajuda por parte da presidência estadunidense, o ativista se direciona para a cidade de Selma, no subúrbio, onde organiza as históricas Marchas de Selma a Montgomery. O filme concorreu a dois Oscars e é dirigido por Ava DuVernay.

Leia também | Crítica: Filme Selma é uma lição de direitos humanos

Onde: no Google Play

Corra! (2017)

O filme de terror do diretor Jordan Peele (também conhecido pelo filme "Nós") acompanha o fotógrafo negro Chris Washington (Daniel Kaluuya), que concorda em conhecer a família de sua namorada branca, Rose (Allison Williams). Nervoso e relutante, o homem percebe que todos na casa, brancos, com exceção aos empregados, agem de forma incrivelmente peculiar, com um exagero de simpatia. Durantes seus poucos dias na casa, Chris vai percebendo que aquela reunião familiar pode se tornar algo muito mais aterrorizante - e racista - do que ele pensava que ia ser.

Onde: na Netflix, no Google Play e por locação no Youtube

Leia também | Crítica: Corra!, de Jordan Peele, estreia hoje nos cinemas brasileiros

BlackAF é criada e estrelada por Kenya Barris, conhecido pelo seriado "Black-is", que também trata da temática de forma irônica
BlackAF é criada e estrelada por Kenya Barris, conhecido pelo seriado "Black-is", que também trata da temática de forma irônica (Foto: Divulgação)

BlackAF (2020- )

Lançada em abril de 2020, a série de sitcom foi criada e estrelada por Kenya Barris - autor também da série de comédia Black-ish - e é uma espécie de “pseudo documentário” que acompanha uma família por meio de tramas livremente inspirados em sua paternidade. Ao mesmo tempo, ele e sua esposa se deparam com situações comicamente irônicas, que misturam questões sociais, de classe e de raça.

Onde: Netflix

A 13ª Emenda (2016)

O documentário estadunidense revisita a décima terceira alteração na Constituição dos Estados Unidos que abolia a escravidão, mas que apresenta falhas que permitem trabalhos braçais direcionados principalmente à população negra carcerária. Dirigido por Ava DuVernay, o filme revisita fatos, episódios históricos e relatos para criticar a emenda, em um país onde grande parte dos presos é negra.

Onde: Netflix 

Atlanta

Premiada no Globo de Ouro de 2017, a série “Atlanta” a história de dois primos que sonham em ascender no cenário musical como rappers na cidade de Atlanta, nos Estados Unidos. Estrelada e criada por Donald Glover, o seriado acompanha ambos na busca por uma vida digna em meio ao racismo. Com duas temporadas, o seriado já foi renovado para uma quarta temporada, mesmo ainda sem ter lançado o terceiro.

Onde: Netflix

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar