Participamos do

Do circo à gastronomia: confira dicas de conteúdos da plataforma Cultura Dendicasa

O portal "Cultura Dendicasa", da Secult, disponibiliza aproximadamente 400 projetos culturais cearenses para o público aproveitar em casa
15:53 | Jun. 01, 2020
Autor Clara Menezes
Foto do autor
Clara Menezes Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult) lançou a plataforma “Cultura Dendicasa: Arte de casa para o mundo” com centenas de projetos culturais disponíveis gratuitamente. Toda semana novos conteúdos de diversas linguagens são divulgados.

A iniciativa é uma forma de disseminar a cultura no meio digital, principalmente, durante o período da pandemia. Os produtos que podem ser aproveitados no portal foram selecionados por meio do “I Edital Festival Cultura Dendicasa”, que teve investimento de R$ 1 milhão. O site ainda conta com notícias e programação completa dos eventos realizado pelos equipamentos culturais do estado.

Leia também | Confira as lives dos artistas de hoje, segunda, 1º de junho (01/06)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Com música, artes visuais, teatro, circo, gastronomia, dança, fotografia, literatura, entre outros, a plataforma conta com uma variedade de conteúdos. Por isso, confira algumas dicas do que encontrar no site.

Criação de bonecos de pano

A artista visual e arte-educadora Simone Barreto fez uma oficina virtual para famílias criarem bonecos de pano artísticos com retalhos. O objetivo é mostrar um pouco do que ministra nas atividades presenciais que realizava antes do isolamento social. A partir da estrutura apresentada, o espectador pode fazer com os materiais que possui em casa.

Com o que pode a gente tenta

A artesã e fotógrafa Anie Barreto produziu um fotolivro digital com um apanhado de produções desde 2014. Com desenhos, pinturas, fotografias, textos e fotografias, a artista demonstra a diversidade do fazer imagético. “A obra carrega um conjunto de sentimentos e experiências, relacionando vontades – nem sempre explícitas – sobre como enxergar o belo em narrativas corriqueiras e a partir de um entendimento único do que é belo ou não”, afirma a descrição.

FOME

A designer e cozinheira Marina Mota transforma algumas receitas antigas de sua avó em comidas veganas. O livro, que já tem mais de 50 anos, foi escrito à mão. No vídeo, a profissional mostra como fazer um prato de pimentão em camadas baseado nos escritos que percorrem sua família.

Mágica Dendicasa

Mágico Jeffy adaptou seu espetáculo “Entre o coelho e a cartola” para os meios digitais. Com quase 20 minutos de vídeo, traz uma imersão na magia com uma nova linguagem. O público é livre.

Corpo em Casa

Katiana Pena Morais, do Instituto Katiana Pena, produziu um vídeo com mais de dez bailarinos para fortalecer os vínculos familiares por meio da arte. “O intuito maior é levantar o questionamento do bailarino, de entender o processo de parada e de como o seu próprio corpo corresponde a isso, como a relação entre corpo, família, casa e fé são importantes nesse tempo de isolamento social”, afirma a descrição.

Orixás em quadrinhos

É possível imergir nas histórias dos orixás da cultura Yorubá por meio dos quadrinhos disponibilizados na plataforma. O projeto de contação de histórias “Contos da cultura Yorubá” teve ilustrações de Milene Correa, roteiro de Milena Fernandes e elaboração textual de Maria Mercedes.

Mucuripe - Linhas a pescar histórias

O projeto é um podcast que nasceu da pesquisa do espetáculo “História de pescadores”. Com a imersão nas narrativas individuais, traça um panorama histórico e cultural do lugar. O produto foi realizado pelo Coletivo Zanzulim.

Magia em cena

Magia em cena, um ato de amor!” mostra os bastidores do espetáculo, as nuances da alma de um artista. Com humor, Ciro Santos discorre sobre o poder de transformação da arte. “O intuito é que o espectador perceba que, com a arte, a vida se torna mais suave apesar de todas as mazelas sociais. Um alento em tempos de coronavírus”, indica.

Coisas de Viado: Cartografias de Corpos que Resistem

O artista visual Jão mostra um catálogo de ilustrações sobre sentimentos reprimidos, negações e obrigações que enfrenta por ser homossexual. “O intuito é, a partir dessas feridas, colaborar na transformação, visibilidade e empoderamento da comunidade LGBTQIA+”, afirma a descrição.

Rotina familiar

“Rotina familiar” é um curto documentário sobre a dia a dia de uma família durante a pandemia do coronavírus. A rotina dos familiares do Santa Filomena, no bairro Jangurussu, traz cenas comuns a muitos, como o barulho de rede, a comida de avó e as brincadeiras das crianças.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar