Cearense vence concurso para criação de novo modelo de calçado Melissa e dedica conquista ao avô, que morreu por Covid-19
Carla Colares, a única representante do Nordeste dentre os finalistas, venceu com a criação "Geometric Rupture" e dedicou o prêmio ao avô, que faleceu vítima da Covid-19
A designer cearense Carla Colares, 26 anos, venceu o concurso para criação de um novo modelo de calçados Melissa. A obra “Geometric Rupture” foi a grande vencedora escolhida dentre as milhares de inscrições recebidas pelo concurso, que teve o resultado anunciado nesta quinta-feira, 14. Carla, que foi a única representante do Nordeste dentre os finalistas, dedicou o prêmio ao avô que morreu vítima da Covid-19 na última terça-feira, 12.
Em entrevista ao O POVO, a designer disse que não esperava vencer, mas que se esforçou ao máximo realizando campanhas para divulgar sua criação e ganhar mais votos no concurso. “Foi difícil porque todos os outros finalistas eram de uma qualidade excelente, não acredito ainda que eu ganhei”, completou.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A jovem é formada em Design de Moda pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestre em Design de Comunicação de Moda pela Universidade do Minho, em Portugal. Ela reforça que sem a formação não teria conseguido. “Quero destacar aqui a universidade pública e seus feitos e agradecer imensamente a todas as minhas professoras. Sem elas eu não teria conseguido chegar aqui”, disse.
O calçado teve como influência o concretismo no Brasil, com abuso de cores e formas geométricas. “É uma Melissa que é como se fosse uma pequena escultura no seu pé. Um calçado geométrico e marcante. Para pessoas que querem fazer uma declaração pro mundo”, define a artista.
A escultura “The London Mastaba”, feita de barris coloridos e empilhados que flutuam no Lago Serpentine, em Londres, na Inglaterra, também foi a fonte de inspiração da artista para a peça. “Um misto de formas, cores e rupturas, cada um com um próprio significado”, destacou Carla.
Sobre a pessoas que a inspiram, Carla mencionou que a moda se colocou presente em sua vida ainda na infância, especialmente por intermédio de sua avó, Carmelita Sampaio, costureira com quem a neta teve um vasto aprendizado. A designer destacou a importância do apoio do avô, Francisco Élio Colares. Ele faleceu na última terça, em decorrência do coronavírus, e Carla dedicou o prêmio a ele. “Vai ser uma honra ver as pessoas usando a Melissa com assinatura Colares. É por ele, essa vitória, tudo foi por ele”, completou emocionada.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente