Participamos do

Cearense é finalista em concurso para escolher novo modelo de calçado Melissa

Calçado "Geometric Rupture", criado pela designer de moda cearense Carla Colares, é finalista em concurso da marca

Mais de 2 mil inscritos em uma seleção aberta para os admiradores e profissionais da moda e do design de todo o País. A segunda edição do concurso Melissa/Next, que procura uma pessoa “comum” para criar um novo calçado e lançar uma Collab com a marca de calçados Melissa - empresa brasileira fundada em 1979 que atualmente vende seus produtos, dentre calçados, bolsas e acessórios, para mais de 70 países - divulgou os finalistas na última terça-feira, 5.

Dentre os milhares de inscritos, cinco finalistas tiveram suas criações selecionadas e disputam a oportunidade de colaborar com uma das marcas brasileiras de calçados mais famosas. A votação fica aberta até o próximo dia 13 de maio. Nos finalistas, a cearense Carla Colares concorre com sua criação “Geometric Rupture”, sendo a única representante do Nordeste.

Leia tambémArtistas visuais cearenses seguem em produção e se adaptam ao novo momento

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Formada em Design de Moda pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestre em Design de Comunicação de Moda pela Universidade do Minho, em Portugal, Carla soube do concurso por intermédio de uma amiga designer. “Eu nunca imaginei que ia estar na final. Quando acordei e vi meu nome marcado no Instagram eu soltei um grito! Fico muito feliz de participar desse concurso para a Melissa, uma marca única que faz parte da história da moda e do design no Brasil e no mundo”, relembra.

Sua criação, o calçado intitulado “Geometric Rupture”, reúne duas referências marcantes para Carla Colares: concretismo no Brasil, com abuso de cores e formas geométricas, e a escultura The London Mastaba, feita de barris coloridos e empilhados que flutuam no Lago Serpentine, em Londres, na Inglaterra. “É quase como um monólito alienígena flutuante no Hyde Park em Londres, uma cidade que está na minha história. Aí eu pensei: porque não juntar esses brasileiros com esses ingleses? No fim, tem tudo a ver! Assim, eu me inspirei nas cores do artista Décio Vieira e nas formas cilíndrica do The London Mastaba”, explica a jovem de 26 anos.

O concurso Melissa/Next teve início em 9 de março, com resultado dos cinco finalistas divulgado no dia 5 de maio, e com votações abertas desde quarta-feira, 6, que encerram próxima semana, no dia 13. O ganhador da edição brasileira do segundo concurso Melissa/Next será divulgado no dia 14 de maio. Nas premiações, o grande vencedor irá assinar o produto em parceria com a marca de calçados, receberá uma porcentagem no valor total das vendas do produto criado por ele e ganhará uma viagem para Londres, com passagem aérea, transfer, deslocamentos, refeições e hospedagem de sete dias na capital da Inglaterra.

Nas inspirações para a criação do calçado, a designer conta que a cultura oriental foi conceito importante para a produção. “Eu também busquei entender o público da Melissa e quis homenagear os tamancos Geta da indumentária japonesa, mas apenas como uma inspiração nos cheios e vazios do solado”.

Leia tambémConsumo cultural e comunicação é tema de live promovida pelo Dragão do Mar

Com uma relação já antiga com a moda, Carla conta que seus primeiros contatos com a área foi por conta de sua avó, Carmelita, que era costureira. A jovem considera a moda uma ferramenta política e cultural, e afirma que a UFC foi importante para compreender que a moda é mais que “roupa e glamour”. Com dois representantes de Santa Catarina, Giovanni Hardt Auzani e Maria Isabel Stuy, um do Distrito Federal, Luana Siqueira Abrão, e um do Rio de Janeiro, Bruna Novellino de Souza, a cearense Carla Colares é a única representante da Região Nordeste na disputa.

“Ser a única nordestina e cearense é uma responsabilidade enorme, principalmente por saber que nossa terra tem tantos designers e criadores maravilhosos. A sensação de representar essas pessoas é a de que todas elas estão juntas comigo nesse projeto. Está sendo uma experiência incrível e única!”, finaliza Carla.

A votação para escolher qual criador irá lançar um produto assinado em parceria com a Melissa fica aberta até o dia 13 de maio.

Para votar acesse o site da Melissa/Next.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar