Spotify e UBC lançam fundo para ajudar artistas em dificuldades financeiras
O movimento "Juntos pela Música" faz parte do projeto global "Covid-19 Music Relief", promovido pela plataforma de streaming
Ajudar artistas em dificuldades financeiras durante a quarentena. Esse é o principal objetivo do fundo Juntos pela Música, lançado pela plataforma de streaming Spotify e pela União Brasileira de Compositores (UBC). Sem a possibilidade de eventos com aglomerações, profissionais da música estão sofrendo consequências do isolamento social.
Com a doação inicial de um R$ 1 milhão por meio dos organizadores, 140 pessoas já foram beneficiadas. Até o momento, mais de 800 artistas já se cadastraram para receber apoio do programa.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A sociedade civil pode doar via crowdfunding. A cada valor arrecadada, o Spotify se comprometeu a equiparar com a mesma quantia. A ação da empresa acontece até o programa atingir o total de 10 milhões de dólares.
LEIA TAMBÉM | Alceu Valença anuncia show no Youtube neste domingo
O projeto faz parte da iniciativa mundial Spotify COVID-19 Music Relief. Entre os países participantes, estão Brasil, Estados Unidos, França, Austrália, Reino Unido e Canadá. Outras práticas estão sendo adotadas pela plataforma de streaming. Agora, artistas também podem colocar links nos seus perfis da plataforma para arrecadar dinheiro.
O movimento mobilizou também grandes artistas, como Caetano Veloso, Erasmo Carlos e Ivete Sangalo. Alceu Valença, considerado padrinho da campanha, fará live neste domingo, 3, com o objetivo de arrecadar fundos. “A ideia da live é compartilhar minhas impressões e recordações, como se o público fosse convidado para cantar e conversar comigo na sala de casa. É uma maneira de estar perto das pessoas, de passar uma mensagem de esperança. Tenho certeza de que vamos superar este momento em muito breve”, afirma Alceu.
LEIA TAMBÉM | Artistas criam rede de apoio a profissionais da cultura