Participamos do

Confira dicas para aproveitar bem o Dia Nacional do Livro Infantil

Período de reclusão das famílias durante é uma oportunidade de reestabelecer hábitos de leitura entre as crianças. No Dia Nacional do Livro Infantil, conheça alguns títulos para apresentar para crianças de diferentes idades
18:55 | Abr. 17, 2020
Autor Ivig Freitas
Foto do autor
Ivig Freitas Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Celebrado neste sábado, 18, o Dia Nacional do Livro Infantil homenageia o nascimento do escritor brasileiro Monteiro Lobato, autor de clássicos da literatura brasileira como "O Picapau Amarelo" e "Reinações de Narizinho". A data, que desta vez é comemorada dentro da realidade do isolamento social, abre uma reflexão sobre as possibilidades de incentivo à leitura desde os primeiros anos de vida - não só como uma forma de desenvolvimento pessoal e intelectual, mas alternativa de enfrentamento ao isolamento social e de aproximação entre pais e filhos com o maior tempo de convívio doméstico.

"A relação com o livro deve ser estimulada desde cedo, mesmo com os bebês, pois nessa fase mais importante não é que a criança entenda a história, mas estabelecer vínculo de afeto com a família", explica a pedagoga Viviane Paiva. Ela destaca, ainda, que a leitura é um importante aliado para evitar o estresse das crianças durante a pandemia. "A imersão no universo literário alimenta o faz de conta, o lúdico, o fantástico. Isso tudo favorece não apenas seu desenvolvimento cognitivo, mas também seu equilíbrio emocional", completa.

Como explica Viviane, é importante que os pais possam oferecer histórias que acompanhem o desenvolvimento cognitivo e social da criança. "Dos dois aos cinco anos, em que aparece a linguagem, as crianças são movidas pela fantasia. Os contos de fadas são bem interessantes para esse período", explica. Com a chegada da idade dos porquês, entre os quatro e oito anos, é hora de envolver as crianças na história e estimular sua expressão oral com as fábulas, por exemplo. "Para as crianças de sete até doze anos, que fazem mais uso das palavras, tem mais tempo de concentração, indico as lendas do nosso folclore e livros que incentivam o desenvolvimento da curiosidade e da criticidade", conclui.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar