Participamos do

Veja dicas para se iniciar no mundo do desenho e da pintura

O Vida & Arte conversou com pessoas que estão aproveitando a situação do dia a dia para praticar pinturas e desenhos, confira também sugestões de técnicas para você tentar em casa
21:56 | Abr. 15, 2020
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Que tal deixar seus dias mais coloridos durante a quarentena? É com essa intenção que muitas pessoas estão utilizando a pintura e o desenho como escape e como diversão.

Amanda Gonçalves tem nove anos e durante este período de quarentena tem acompanhado lives de artistas incentivando a pintura. Ela gosta de livros de colorir. Já Renato de Oliveira, 28 anos, diz que sempre foi apaixonado por artes e que apesar de estar em quarentena, tem tentado usar a situação para produzir. "A ideia é conseguir desenvolver algo produtivo e positivo e tentar sempre tirar o melhor dessa situação tão complicada", explica.

Waneza Massari tem 48 anos e também está aproveitando a situação para se conectar com os desenhos e a pintura. "É um momento em que dá para desligar de tudo que está acontecendo ao seu redor, focar nas cores, nos detalhes. O tempo passa e é um momento prazeroso", comenta.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Apesar de que Renato e Amanda sempre tiveram contato com arte, Waneza explica que com ela é diferente. Essa relação surgiu na quarentena. "Eu nem lembro a última vez que pintei, com certeza quando meus filhos eram pequenos, uns 20 anos atrás. Peguei a caixa de lápis de cor e comprei o livro no caixa do supermercado, entrei a madrugada pintando, foi muito bom. Com certeza com os afazeres do dia a dia nunca iria pensar em pintar", relembra.

A pintura e o desenho são atividades artísticas para qualquer idade e podem ajudar na diminuição da ansiedade durante o período de quarentena. Genivaldo Macário, 56, arte educador, arte terapeuta e psicanalista explica que um período de quarentena pode levar as pessoas a focos de grande medo, ansiedade e tensão. "Se confinar modifica nossa rotina, nos tira de um habitat em que já estávamos adaptados, isso nos leva ao medo, que gera pavor, ansiedade e estresse muito grande", comenta.

Macário explica que atividades artísticas são excelentes ferramentas de escape. "Quando pintamos, nos preocupamos com a cor mais bonita, com a forma mais bonita, se isso ficou bom. Se eu nao gostei, eu apago ou reformulo. Esse diálogo interno que criamos na hora do fazer artístico é uma condição do melhor e do belo e isso naturalmente nos desloca dos afetos do medo, criando afetos de alegria", exemplifica.

Não importa o estilo e nem a idade quando o assunto é arte. Renato prefere produzir ilustrações digitais, voltadas para a criação de personagens. Amanda e Waneza preferem os clássicos livros de colorir infantis, mesmo tendo idades diferentes. Diante disso, a arte é livre e libertadora, mas você também pode conhecer alguns estilos de pintura e desenho caso queira se aperfeiçoar e praticar em casa.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar