PUBLICIDADE
NOTÍCIA

Veja dicas para se iniciar no mundo do desenho e da pintura

O Vida & Arte conversou com pessoas que estão aproveitando a situação do dia a dia para praticar pinturas e desenhos, confira também sugestões de técnicas para você tentar em casa

15/04/2020 21:57:00
Pintura na quarentena
Pintura na quarentena (Foto: Lígia Grillo)

Que tal deixar seus dias mais coloridos durante a quarentena? É com essa intenção que muitas pessoas estão utilizando a pintura e o desenho como escape e como diversão.

Amanda Gonçalves tem nove anos e durante este período de quarentena tem acompanhado lives de artistas incentivando a pintura. Ela gosta de livros de colorir. Já Renato de Oliveira, 28 anos, diz que sempre foi apaixonado por artes e que apesar de estar em quarentena, tem tentado usar a situação para produzir. "A ideia é conseguir desenvolver algo produtivo e positivo e tentar sempre tirar o melhor dessa situação tão complicada", explica.

Waneza Massari tem 48 anos e também está aproveitando a situação para se conectar com os desenhos e a pintura. "É um momento em que dá para desligar de tudo que está acontecendo ao seu redor, focar nas cores, nos detalhes. O tempo passa e é um momento prazeroso", comenta.

Apesar de que Renato e Amanda sempre tiveram contato com arte, Waneza explica que com ela é diferente. Essa relação surgiu na quarentena. "Eu nem lembro a última vez que pintei, com certeza quando meus filhos eram pequenos, uns 20 anos atrás. Peguei a caixa de lápis de cor e comprei o livro no caixa do supermercado, entrei a madrugada pintando, foi muito bom. Com certeza com os afazeres do dia a dia nunca iria pensar em pintar", relembra.

A pintura e o desenho são atividades artísticas para qualquer idade e podem ajudar na diminuição da ansiedade durante o período de quarentena. Genivaldo Macário, 56, arte educador, arte terapeuta e psicanalista explica que um período de quarentena pode levar as pessoas a focos de grande medo, ansiedade e tensão. "Se confinar modifica nossa rotina, nos tira de um habitat em que já estávamos adaptados, isso nos leva ao medo, que gera pavor, ansiedade e estresse muito grande", comenta.

Macário explica que atividades artísticas são excelentes ferramentas de escape. "Quando pintamos, nos preocupamos com a cor mais bonita, com a forma mais bonita, se isso ficou bom. Se eu nao gostei, eu apago ou reformulo. Esse diálogo interno que criamos na hora do fazer artístico é uma condição do melhor e do belo e isso naturalmente nos desloca dos afetos do medo, criando afetos de alegria", exemplifica.

Não importa o estilo e nem a idade quando o assunto é arte. Renato prefere produzir ilustrações digitais, voltadas para a criação de personagens. Amanda e Waneza preferem os clássicos livros de colorir infantis, mesmo tendo idades diferentes. Diante disso, a arte é livre e libertadora, mas você também pode conhecer alguns estilos de pintura e desenho caso queira se aperfeiçoar e praticar em casa.

 

Conheça alguns estilos e sugestões de youtubers com dicas para cada técnica

Tinta guache

Tinta solúvel em água, de secagem rápida, espessa e opaca, que depois de seca permite a sobreposição de outras cores. Muito utilizada em pinturas de tela, os pincéis adequados para essa técnica são: macios quando a pintura for deslizada e chatos e com cerdas médias, quando a pintura for chapiscada. A dica é nunca usar o pincel sujo. Sempre que trocar de cor, lave o pincel.

Mais dicas aqui

Lápis de cor

Para essa técnica é possível utilizar o pó do lápis de cor, a ponta afiada ou a ponta plana. É possível realizar efeitos interessantes com simples tracejados. Algumas técnicas são o sombreado, tracejado, tracejado cruzado, tracejado circular, marcas direcionadas, marcas de incisão e brunidura.

Mais dicas aqui

Arte digital

Existem diversos programas e aplicativos para produzir arte digital: o Pró-Create, Photoshop, Illustrator e CorelDRAW são os mais famosos. A pintura e o desenho digital possibilitam um ambiente que recria as principais técnicas de arte. Ou seja, nos softwares o usuário pode escolher o tipo de pincel, cor, tamanho, forma e o que mais desejar.

Mais dicas aqui 

Aquarela

A aguarela é uma técnica de pintura na qual os pigmentos se encontram suspensos ou dissolvidos em água. Os suportes utilizados na aquarela são muito variados, embora o mais comum seja o papel com elevada gramagem. Isso porque é necessário que o papel seja mais grosso visto que a utilização da água pode fazer com que o papel se deforme.

Mais dicas aqui

Quadrinhos clássicos

O site Glauco Cartoon disponibilizou obras de Glauco Vilas Boas (1957-2010) para download. As tirinhas do "pai" de personagens como Geraldão e Casal Neuras estão disponíveis em preto e branco, para quem quiser colorir. Contemporâneo de Angeli e Laerte, com quem formava um trio de grandes cartunistas brasileiros, Glauco levava às tirinhas suas críticas políticas e sociais, sempre com bom humor. Além das tirinhas publicadas na Folha de São Paulo, o paranaense foi redator da TV Pirata, programa que renovou a TV brasileira nos anos 1980. As obras estão disponíveis em glaucocartoon.com.br