Projeto online "Os Cearenses" revisita história do Ceará

Projeto reconta episódios marcantes do Estado e conta histórias de grandes nomes, como Antônio Conselheiro, Bárbara de Alencar e outros

Grandes histórias devem ser registradas e relatadas. Nessa ideia, surgiu o projeto Os Cearenses, iniciativa da Fundação Demócrito Rocha que, desde 2010, produziu 40 documentários sobre personalidades e momentos históricos na trajetória do Estado. O projeto recebeu também a participação do artista Nonato Luiz, que apresentou um especial com canções cearenses, como Flor do Sertão, Dono do teus olhos e Afonsina.

O Vida&Arte reuniu algumas informações e vídeos sobre o especial como ideia para entreter-se em casa após o decreto de quarentena do governador do Estado, Camilo Santana, que indicou o fechamento de bares, restaurantes, igrejas. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia também | Confira episódios do Happy Hour Vida&Arte, que reúne shows e entrevistas com músicos cearenses

Entre as personalidades que foram apresentadas nos vídeos, estão o Padre Cícero, líder religioso do Cariri que até hoje integra o imaginário cearense; Dragão do Mar, jangadeiro que se recusou a transportar escravos e que dá nome ao maior centro de cultura do Estado; e Rachel de Queiroz, célebre escritora de “O Quinze” e primeira mulher a ocupar uma vaga na Academia Brasileira de Letras.

“Os Cearenses” também faz um recorte de episódios que marcaram o Ceará, como a Padaria Espiritual, agremiação literária criada por Antônio Sales que reunia escritores no Centro de Fortaleza no final do século XIX, e o Ceará Imperial, que revisita a situação do Estado antes da Independência.

Confira todos os episódios na Playlist e visite o site:

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Vida&Arte Os Cearenses o que fazer na quarentena cultura coronavírus

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar