Participamos do

Longas de MG e RJ trazem visões imaginadas sobre o real na Mostra de Tiradentes

21:55 | Jan. 26, 2020
Autor João Gabriel Tréz
Foto do autor
João Gabriel Tréz Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Os dois filmes exibidos na noite de sábado, 25, na 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes, carregam em si visões específicas de questões palpáveis trabalhadas a partir de vieses imaginativos - ora mais pautados numa concepção de realidade, ora apostando em alargamentos da mesma.

"O Lodo", filme mineiro dirigido por Helvécio Ratton, e "Sofá", longa do carioca Bruno Safadi, aproximam-se, de partida, por uma escolha estética específica: o formato de tela quadrado. No trabalho de Ratton, a opção ajuda a trazer sensação de sufocamento para uma história inicialmente apresentada como uma "comédia de burocracia". Manfredo (Eduardo Moreira) trabalha numa empresa de seguros e sente-se desanimado com o cotidiano, a namorada e a vida. Ao optar por se tratar, entra em contato com o doutor Pink, psiquiatra que acaba estimulando o paciente a remexer em memórias soterradas. No elenco, nomes do conhecido Grupo Galpão, de Minas Gerais, investem em sutilezas de construção de personagens.

Já "Sofá" aposta no quadrado enquanto aproximação com a estética do início da história do cinema, optando também, por "filtros" coloridos que compõem as cenas, em ressonância de ação comum nos filmes do cinema silencioso. A obra aproxima-se do comercial ao colocar nos papéis principais os globais Ingrid Guimarães e Chay Suede numa trama pautada na experimentação visual e narrativa, apresentada pelo diretor como uma "paródia" no início da sessão. A opção por colocar nomes conhecidos num filme como esse, ainda mais em personagens de realidades tão distintas daquelas que, sabe-se, Chay e Ingrid vivem, pode ser tanto entendida como uma forma de agregar camadas à intenção do longa se constituir enquanto paródia, quanto vista como problemática. A atriz se destaca por um trabalho quase performativo, onde corpo e voz despontam.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Numa Rio de Janeiro tomada por obras e desordem, a conhecida comediante é a professora Joana D'Arc, que foi removida da casa onde sempre viveu por conta, justamente, de uma obra da prefeitura. Chay faz Pharaó, um pirata desgarrado que ajuda Joana numa missão: levar de volta o sofá dela - encontrado novamente no mar, como que "pescado" - para o terreno onde um dia foi sua casa. Violência do Estado e desapropriações são temas fortes no longa.

Se em ambos os filmes o formato de tela é quadrado, o que é mostrado nela aponta para um extrapolar desses limites fechados. "O Lodo", baseado em um conto do autor mineiro Murilo Rubião, abre espaço para um realismo fantástico ao concretizar as memórias e mal-resolvidos de Manfredo em feridas que surgem, sangram e enfraquecem o personagem. O terreno dessa fantasia é indiscutivelmente pautado numa realidade "comum", "normal", mas atravessada por estranhezas. Já "Sofá" nasce essencialmente do exagero, propondo uma paisagem distópica, registros não realistas nas atuações e ainda outros elementos que deslocam o olhar e a atenção de quem vê.

Ambos também, de dada forma, estruturam-se enquanto tramas com toques mais melancólicos e pesados que, finalmente, encerram-se em possibilidades de abertura e de luzes no fim do túnel. Apesar dos pesares, é possível seguir, apontam os filmes. (O jornalista viajou a convite do da 23ª ª Mostra de Cinema de Tiradentes)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar